Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Balão de gás leva internet até áreas remotas na Amazônia

Com informações do MCTIC - 02/08/2016

Balão de gás leva internet até áreas remotas na Amazônia
Aplicações envolvem transmissão de dados de pesquisa no coração da floresta amazônica e inclusão digital de comunidades ribeirinhas.
[Imagem: Instituto Mamirauá/Divulgação]

Internet com energia solar

Por meio de um balão de gás hélio, pesquisadores do Instituto Mamirauá terminaram a fase de testes de um equipamento que promete levar, de forma mais rápida e barata, internet para expedições científicas e populações ribeirinhas na Amazônia. A experiência faz parte do projeto Aeróstato Remoto de Telecomunicação e Sensoriamento (Artes).

De acordo com Francisco Freitas Júnior, um dos pesquisadores do instituto, o projeto pode ser mantido com fontes de energia solar fotovoltaica, em vez, por exemplo, de uma torre de energia.

Freitas explica que uma torre de energia "ocupa um espaço muito grande, precisa de uma interferência na paisagem, de abrir uma clareira na floresta, um grande esforço de equipe para instalação e alto custo de manutenção".

Internet por balão

O sistema é composto por um balão de gás hélio, que possui uma base acoplada com equipamentos, incluindo uma antena de recepção de sinal. O balão pode ser instalado em qualquer localidade próxima a uma torre de transmissão de sinal de internet.

O equipamento recebe o sinal e o redistribui para uma área de cerca de 400 metros de diâmetro. Durante os testes conduzidos na cidade de Tefé (AM), o Artes alcançou 150 metros de altura, o que garantiu a redistribuição de sinal para a área.

Com a validação, o instituto avalia que o próximo passo é construir uma versão piloto do modelo para a aplicação. O projeto, segundo o Mamirauá, pode ser implantado em ações como projetos temporários itinerantes e para inclusão digital em comunidades ribeirinhas.

Além disso, poderia ser utilizado no monitoramento, com a instalação de sensores no chão da floresta ou o envio de informações das armadilhas fotográficas utilizadas em pesquisas científicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Antenas
  • Aviões
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos