Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Barco solar vai transportar estudantes na Amazônia

Com informações do MCTI - 08/07/2013

Barco solar: tecnologia social vai transportar estudantes na Amazônia
Além de levar estudantes para a escola, a embarcação será útil para levar suprimentos aos moradores de comunidades ribeirinhas.
[Imagem: MCTI]

Há anos uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalha no desenvolvimento de barcos solares.

Embora use as competições como banco de provas para o desenvolvimento de tecnologias que permitam a aplicação da energia solar fotovoltaica para a propulsão de barcos, o trabalho agora começa a dar frutos sociais.

A mais recente delas é o projeto de um barco solar fotovoltaico para ser usado como um meio alternativo de transporte fluvial na Amazônia.

Financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo CNPq, o barco foi projetado considerando as condições climáticas e geográficas da Amazônia.

O objetivo principal do projeto será transportar estudantes para a escola, mas a embarcação será útil também para levar suprimentos aos moradores de comunidades ribeirinhas.

Barco solar: tecnologia social vai transportar estudantes na Amazônia
Por meio da equipe Vento Sul, o grupo da UFSC participa de competições internacionais de barcos solares.
[Imagem: UFSC]

Mercado

O barco já está pronto, mas ficará ancorado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro até meados de Agosto. Com o apoio da Universidade Federal do Pará, ele deverá ser levado à comunidade de Santa Rosa, no município de Barcarena, próximo a Belém.

Atualmente, o trajeto escolar no local é realizado por pequenas embarcações movidas a diesel, que poluem os leitos dos rios e estressam os animais por causa do ruído.

Segundo Ricardo Rüter, professor da UFSC, o próximo passo será fabricar outros barcos para que eles possam chegar ao mercado como uma alternativa de transporte, não apenas para o Norte, mas para outros locais do país.

A USP (Universidade de São Paulo) também já construiu seu barco solar, uma versão não tripulada voltada para o monitoramento ambiental.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Exploração Marítima

Mais tópicos