Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Bateria bordada na roupa embeleza eletrônica de vestir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/02/2019

Bateria bordada na roupa embeleza eletrônica de vestir
O bordado é uma bateria com capacidade para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos.
[Imagem: Trisha Andrew/UMass Amherst]

Bateria de tecido

Um fator importante que tem retardado o desenvolvimento de biossensores para monitoramento da saúde e uma nova geração de aparelhos de entretenimento é a falta de uma fonte de alimentação leve, flexível e duradoura.

Uma alternativa acaba de ser criada por Lushuai Zhang e seus colegas da Universidade de Massachusetts: um sistema de armazenamento de energia que pode ser facilmente integrado ao vestuário.

O truque é bordar um padrão de armazenamento de energia em qualquer peça de roupa.

Para isso é usado um supercapacitor miniaturizado - um "micro-supercapacitor" - e uma combinação de fios condutores revestidos a vapor com um filme de polímero. Com uma técnica de costura especial é possível criar uma malha flexível de eletrodos alinhados em um suporte têxtil.

O dispositivo de estado sólido resultante tem uma alta capacidade de armazenar energia em relação ao seu tamanho (11 µW h/cm2).

"Mostramos que podemos literalmente bordar um padrão de armazenamento de cargas em qualquer peça de roupa usando os fios revestidos de vapor que o nosso laboratório fabrica. Isso abre as portas para simplesmente costurar circuitos em roupas inteligentes e autônomas," disse a professora Trisha Andrew.

"Esses MSCs [micro-supercapacitores] têxteis também são superdeformáveis, exibindo um desempenho eletroquímico sem alterações após o enrolamento completo do dispositivo. A construção de MSCs diretamente em têxteis, mantendo a flexibilidade e a qualidade tátil do tecido, permitirá a criação de sistemas de armazenamento de energia de vestir inigualáveis," escreveu a equipe.

A equipe não apresentou testes de lavagem das baterias bordadas.

Bibliografia:

Artigo: High Energy Density, Super-Deformable, Garment-Integrated Microsupercapacitors for Powering Wearable Electronics
Autores: Lushuai Zhang, Wesley Viola, Trisha L. Andrew
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.8b08408
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Tecidos
  • Sensores
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos