Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Bateria é feita com madeira e sal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/07/2013

Nanobateria feita de madeira
"As fibras de madeira que formam uma árvore já armazenaram água rica em minerais, e por isso elas são ideais para armazenar eletrólitos líquidos."
[Imagem: Hongli Zhu et al./NanoLetters/UMD]

Bateria de madeira

Há muito tempo que se busca uma alternativa mais ambientalmente amigável para as baterias.

Os resultados iniciais dessa busca incluem uma bateria feita com celulose de algas e até uma nanobateria de papel.

Hongli Zhu e seus colegas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, não quiseram trabalhar diretamente com a celulose e partiram logo para um pedaço de madeira.

Está certo de que eles tiveram que fazer uma fatia muito fina da madeira, tão fina quanto a película de estanho que vai junto com ela para formar a estrutura de uma bateria minúscula e flexível, mas muito eficiente.

E, segundo eles, ao substituir o tradicional lítio pelo sódio, sua bateria de madeira é mais ambientalmente correta, além de tirar proveito do trabalho já feito pela natureza.

Eletrólitos

"As fibras de madeira que formam uma árvore já armazenaram água rica em minerais, e por isso elas são ideais para armazenar eletrólitos líquidos, tornando-as não somente a base, mas uma parte ativa da bateria," explica o professor Liangbing Hu.

De fato, as fibras de madeira se mostraram flexíveis o suficiente para armazenar o eletrólito líquido à base de sódio em mais de 400 ciclos de carregamento, o que torna o protótipo um dos mais duráveis no campo das nanobaterias.

Depois de muitos recarregamentos, a madeira começa a rachar, e a bateria perde densidade de carga.

Talvez seja uma questão de encontrar um nicho adequado para a nanobateria de madeira, já que, usando sódio, mesmo sendo fabricada do mesmo tamanho que as baterias comuns, ela não conseguiria armazenar tanta energia quanto uma bateria de lítio.

Bibliografia:

Artigo: Tin Anode for Sodium-Ion Batteries Using Natural Wood Fiber as a Mechanical Buffer and Electrolyte Reservoir
Autores: Hongli Zhu, Zheng Jia, Yuchen Chen, Nicholas Weadock, Jiayu Wan, Oeyvind Vaaland, Xiaogang Han, Teng Li, Liangbing Hu
Revista: Nano Letters
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/nl400998t
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia

Mais tópicos