Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Bateria flexível estica até três vezes seu tamanho original

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/02/2013

Bateria flexível estica até três vezes seu tamanho original
A bateria flexível pode ser esticada até 300% sem perder a funcionalidade.
[Imagem: Northwestern University]

Bateria de borracha

Telas que podem ser enroladas, tecidos eletrônicos e até peles eletrônicas têm demonstrado como aparelhos eletrônicos flexíveis podem se moldar melhor às nossas necessidades e se misturarem com os objetos do dia-a-dia.

Uma das abordagens possíveis para a eletrônica flexível consiste em incorporar os componentes eletrônicos em vários tipos de silicones, que podem ser dobrados, enrolados e esticados, sem que o aparelho perca a funcionalidade.

Mas ainda faltava fazer o mesmo com as baterias.

Já existem baterias finas e flexíveis, que podem ser tecidas na roupa, mas uma bateria totalmente esticável é inédita.

Foi o que fizeram Yonggang Huang (Universidade Northwestern) e John Rogers (Universidade de Illinois).

Eles criaram uma bateria de íons de lítio que pode ser esticada a até três vezes o seu tamanho original, o que a torna adequada para ser incorporada nos próprios circuitos eletrônicos esticáveis que a equipe vem apresentando nos últimos anos.

Bateria flexível estica até três vezes seu tamanho original
Não é exatamente a bateria que estica - os discos que armazenam a energia permanecem do mesmo tamanho, o que estica são os fios que os interligam.
[Imagem: Xu et al./Nature Communications]

Fiações que esticam

Na verdade, a bateria propriamente dita não estica: os pesquisadores colocaram 100 pequenos discos que armazenam a energia sobre o silicone, e os interligaram com fiações flexíveis que, estas sim, esticam para acompanhar o movimento do substrato de silicone, que afasta os discos uns dos outros durante o esticamento.

As fiações são as mesmas usadas nos circuitos eletrônicos flexíveis, compostas por fios de cobre dispostos em formato de serpentina, com padrões em formato de "S" encadeados - quanto mais a bateria é esticada, mais "Ss" se deformam para manter a conexão.

A bateria pode ser recarregada de forma indutiva, por eletricidade sem fios.

O protótipo possui 100 discos armazenadores de energia, suficientes para alimentar um LED, mas suportou apenas 20 ciclos de carga e descarga, mostrando que ainda há um bom caminho a ser percorrido antes que o projeto se torne prático.

Outras baterias flexíveis estão em fase mais adiantada de desenvolvimento, embora o objetivo dessas tecnologias seja enrolar a bateria, e não esticá-la.

Bibliografia:

Artigo: Stretchable batteries with self-similar serpentine interconnects and integrated wireless recharging systems
Autores: Sheng Xu, Yihui Zhang, Jiung Cho, Juhwan Lee, Xian Huang, Lin Jia, Jonathan A. Fan, Yewang Su, Jessica Su, Huigang Zhang, Huanyu Cheng, Bingwei Lu, Cunjiang Yu, Chi Chuang, Tae-il Kim, Taeseup Song, Kazuyo Shigeta, Sen Kang, Canan Dagdeviren, Ivan Petrov, Paul V. Braun, Yonggang Huang, Ungyu Paik, John A. Rogers
Revista: Nature Communications
Vol.: 4, Article number: 1543
DOI: 10.1038/ncomms2553
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Eletrônica Orgânica
  • Polímeros
  • Biomecatrônica

Mais tópicos