Espaço

Berçário de estrelas tem uma face escura e outra iluminada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2010

Berçário de estrelas tem uma face escura e outra iluminada
Depois de muitos milênios, estas novas estrelas, juntamente com a explosão final da V391 Velorum como supernova, irão provavelmente alterar a atual aparência da Gum 19.

Faces de Janus

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou hoje uma imagem de uma nebulosa de fraca luminosidade, pouco conhecida, chamada Gum 19, que no infravermelho aparece escura numa metade e brilhante na outra.

De um lado, o gás de hidrogênio quente é iluminado por uma estrela azul supergigante, chamada V391 Velorum. Novas estrelas encontram-se em formação no interior da fita de matéria luminosa e escura.

Regiões HII

A Gum 19 está situada na direção da constelação Vela, a uma distância de aproximadamente 22.000 anos-luz.

O nome deste objeto deriva de uma publicação de 1955 do astrofísico australiano Colin S. Gum, que serviu como primeiro rastreio significativo das chamadas regiões HII do céu meridional.

HII refere-se ao hidrogênio que se encontra ionizado, ou seja, os átomos de hidrogênio perderam os seus elétrons.

Tais regiões emitem radiação em comprimentos de onda (ou cores) bem determinados, dando por isso a estas nuvens cósmicas o seu brilho característico.

E efetivamente, tal como as nuvens na Terra, as formas e texturas destas regiões HII alteram-se com o passar do tempo, embora em escalas de tempo muitíssimo maiores, ou seja, são alterações que se dão ao longo de eras.

Fenda no espaço-tempo

Por agora, Gum 19 tem o aspecto de uma "fenda no espaço-tempo" tirada de um filme de ficção científica, com uma região brilhante fina, quase vertical que corta a nebulosa.

Ela assemelha-se a um peixe-anjo ou a uma seta de ponta escura.

Esta nova imagem de Gum 19 foi obtida pelo instrumento infravermelho, SOFI, montado no Telescópio de Nova Tecnologia do ESO (New Technology Telescope - NTT) que se encontra em operação no Observatório de La Silla, Chile.

O instrumento SOFI retira o seu nome do instrumento "pai", ISAAC, que se encontra montado no Very Large Telescope do ESO, no observatório de Paranal, situado a norte de La Silla - (sigla do inglês, SOFI: Son of ISAAC - Filho de ISAAC).

Estrela azul

A fornalha que mantém a luminosidade da Gum 19 é uma estrela gigantesca extremamente quente chamada V391 Velorum. Emitindo a maior quantidade de energia na região visível do azul, esta estrela apresenta uma temperatura à superfície da ordem de 30.000 graus Celsius.

A Velorum é uma estrela de grande massa que tem, no entanto, um feitio temperamental, encontrando-se na categoria das estrelas variáveis. A sua luminosidade pode variar muito rapidamente, resultado de uma forte atividade que inclui ejeção de conchas de matéria. Este fenômeno contribui para a composição e emissão luminosa de Gum 19.

Estrelas tão grandes como a V391 Velorum não brilham intensamente durante muito tempo. Depois de um período de vida relativamente curto, da ordem de dez milhões de anos, estas estrelas explodem como supernovas.

Estas explosões, que em termos de luminosidade rivalizam temporariamente com galáxias inteiras, ejetam matéria quente para o espaço circundante, um fenômeno que pode modificar radicalmente a cor e a forma da nebulosa que as envolve. Assim, os espasmos finais da V391 Velorum poderão deixar a Gum 19 irreconhecível.

Ignição da fusão nuclear

Na vizinhança desta estrela supergigante existem novas estrelas que continuam a crescer. As regiões HII apresentam zonas ativas de formação estelar, onde grandes quantidades de gás e poeira começaram a colapsar sob a sua própria gravidade.

Daqui a alguns milhões de anos - um mero piscar de olhos no tempo cósmico - estes nós de matéria cada vez mais compactos atingirão a alta densidade nos seus centros necessária para que se dê a ignição da fusão nuclear.

A nova emissão de energia, assim como os ventos estelares provenientes destas estrelas nascentes, modificarão igualmente a paisagem gasosa da Gum 19.