Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Bicho-da-seda transgênico produz teia do homem-aranha

Com informações da BBC - 07/01/2012

Bicho-da-seda transgênico produz teia do homem-aranha
Os bichos-da-seda geneticamente modificados produzem fios de seda similares aos das aranhas, que chegam a ter uma resistência superior à do aço.
[Imagem: Malcolm Fraser/University of Notre Dame]

Genética da seda

Uma equipe internacional de pesquisadores criou bichos-da-seda geneticamente modificados para produzir fios com uma resistência similar aos fios das teias de aranha.

Segundo os cientistas da Universidade de Wyoming, os resultados do experimento podem levar ao desenvolvimento de materiais revolucionários para a medicina e engenharia, já que a seda produzida pelas aranhas é mais resistente que o aço.

Tentativas anteriores de criar aranhas para a produção comercial de sua seda fracassaram porque os aracnídeos não produzem quantidades suficientes e têm tendência a comer uns aos outros.

Bichos-da-seda, por seu lado, podem ser criados em cativeiro facilmente e produzem grandes quantidades de seda, mas o material é mais frágil.

A solução foi unir o melhor de cada um dos animais por meio da engenharia genética.

Teia em volume industrial

Pesquisadores vêm tentando há anos chegar à produção de seda super-resistente em quantidades industriais, através da inserção de genes das aranhas nos bichos-da-seda, mas os animais geneticamente modificados não haviam produzido seda suficiente até agora.

O estudo da equipe liderada por Don Jarvis gera um composto de seda de aranha e de bicho-da-seda - tão forte como as teias dos aracnídeos - em vastas quantidades.

Os primeiros resultados da pesquisa surgiram em 2010, quando a equipe conseguiu criar os primeiros bichos-da-seda transgênicos capazes de produzir teia de aranha artificial.

Agora eles conseguiram ampliar essa produção a um nível passível de exploração comercial.

Medicina e plásticos

Para o professor Christopher Holland, da Universidade de Oxford, a pesquisa pode tornar mais viável a produção de seda fortalecida em escala comercial.

"Essencialmente, o que este estudo mostra é que os cientistas foram capazes de usar um componente da seda de aranha e fazer com que bichos-da-seda o transformassem em uma fibra juntamente com sua própria seda. Eles também provaram que este composto, que contém partes da seda de aranha e da seda do próprio bicho-da-seda, tem propriedades mecânicas melhoradas", explicou ele.

Na área médica, o novo material poderia ser usado para criar suturas, implantes e ligamentos mais fortes.

A seda de aranha geneticamente modificada também poderia ser usada como um substituto mais sustentável para os plásticos duros, que usam muita energia em sua produção.

Bibliografia:

Artigo: Silkworms transformed with chimeric silkworm/spider silk genes spin composite silk fibers with improved mechanical properties
Autores: Florence Teulé, Yun-Gen Miao, Bong-Hee Sohn, Young-Soo Kim, J. Joe Hull, Malcolm J. Fraser, Jr, Randolph V. Lewis, Donald L. Jarvis
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: January 3, 2012
Vol.: Published ahead of print
DOI: 10.1073/pnas.1109420109
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Biomecatrônica
  • Biochips
  • Polímeros

Mais tópicos