Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Biochip implantável em pacientes vai monitorar tumores e doses de radiação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/04/2008

Biochip implantável em pacientes vai monitorar tumores e doses de radiação

[Imagem: Purdue News Service photo/David Umberger]

Engenheiros da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, criaram um minúsculo biochip wireless que pode ser injetado em tumores cancerígenos, informando aos médicos, em tempo real, a dose exata de radiação e o alvo preciso para o qual o tratamento deve ser direcionado.

Monitoramento de tumores

A informação deverá ajudar não apenas a diminuir a dose de radiação à qual os pacientes deverão se submeter, como também aumentar a eficiência do tratamento, eliminando de forma plena os tumores.

"Como os órgãos e tumores movem-se no interior do corpo durante o tratamento, precisamos de uma nova tecnologia para informar aos médicos a dosagem exata de radiação efetivamente recebida pelo tumor," diz o criador do aparelho, Dr. Babk Ziaie.

Micro-dosímetro

O biochip consiste em um aparelho chamado dosímetro, capaz de fazer medições dos níveis de radiação automaticamente e enviar os resultados por meio de uma conexão sem fios.

A transmissão é feita por meio da tecnologia RFID - identificação por rádio- freqüência, - um minúsculo aparelho de rádio de baixa potência que dispensa o uso de baterias no transmissor, permitindo um grande nível de miniaturização.

Biochip para implante

O dosímetro é hermeticamente encapsulado em uma ampola de vidro, sendo inserido no corpo do paciente por meio de uma seringa. "É um dosímetro de radiação e um dispositivo de rastreamento de posição dentro da mesma cápsula hermeticamente selada, de forma que ela não precisará ser removida do corpo," explica o Dr. Ziaie.

O novo micro-dosímetro é uma melhoria do conceito original, apresentado em 2006 (veja Etiqueta RFID vai monitorar tumor cancerígeno).

Os testes clínicos com o novo dispositivo deverão começar apenas em 2010. Até lá, afirma o Dr. Ziaie, ele espera que o aparelho esteja com uma dimensão ao redor de 0,5 milímetro, com circuitos ainda mais miniaturizados e com maior potência.

Bibliografia:

Artigo: A Wireless Implantable Passive Micro-Dosimeter for Radiation Oncology
Autores: Chulwoo Son, Babak Ziaie
Revista: IEEE Transactions On Biomedical Engineering
Data: June 2008
Vol.: On Print
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biochips
  • Saúde e Reabilitação
  • Internet das Coisas
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos