Eletrônica

Melanina ajuda a criar eletrônica biologicamente compatível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2012

Bioeletrônica: a eletrônica biologicamente compatível
Na prova de conceito de circuito bioeletrônico, os pesquisadores usaram a melanina produzida por lulas para interligar circuitos eletrônicos e circuitos iônicos.
[Imagem: Paul Schwenn]

Bioeletrônica

A melanina serve para colorir nossa pele e nossos cabelos.

Mas o pigmento também pode se tornar a base de uma nova geração de componentes eletrônicos biologicamente amigáveis.

É o que demonstraram Paul Meredith e Ben Powell, da Universidade de Queensland, na Austrália, em um estudo que durou mais de 10 anos.

Segundo eles, as propriedades elétricas da melanina dão ao pigmento características "bioeletrônicas" - uma eletrônica biologicamente compatível.

E essa bioeletrônica pode ser explorada para o desenvolvimento de tratamentos de estimulação de tecidos, sensores médicos ou na interligação da eletrônica tradicional com tecidos vivos.

Semicondutor orgânico natural

A maioria dos semicondutores são elementos ou compostos inorgânicos, como o silício ou o arseneto de gálio.

É certo que os semicondutores orgânicos já têm uma história respeitável, estando presentes em produtos de consumo, por exemplo, na forma de LEDs orgânicos (OLEDs), além de serem a base de vários modelos de células solares em desenvolvimento.

Ocorre que esses semicondutores orgânicos são criados artificialmente, enquanto a melanina seria, por assim dizer, um "semicondutor orgânico natural".

Circuitos eletrônicos e circuitos iônicos

Enquanto, nos semicondutores tradicionais, são os elétrons que conduzem a corrente, nos sistemas biológicos - nossos cérebros e músculos são bons exemplos - são os íons que transportam a eletricidade.

"Nós descobrimos que, na melanina, tanto elétrons quanto íons desempenham papéis importantes," conta o Dr. Powel.

Isso permite o uso do pigmento de forma seletiva, ora transmitindo elétrons, ora transmitindo íons.

Interface biológico-eletrônico

Os pesquisadores deram o passo seguinte.

Eles desenvolveram uma técnica para interfacear a eletrônica convencional com sistemas biológicos, usando uma combinação de biomateriais condutores iônicos e eletrônicos.

"A melanina é capaz de 'falar' tanto com os circuitos eletrônicos quando iônicos, desempenhando assim o papel de conexão," disse Meredith.

"Uma área crítica onde podemos antever o uso da bioeletrônica é na estimulação ou reparo de rotas condutoras de sinais, como músculos ou cérebro," completa o pesquisador.

Artigo: Role of semiconductivity and ion transport in the electrical conduction of melanin