Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Boeing levará turistas ao espaço a partir de 2015

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2010

Boeing levará turistas ao espaço a partir de 2015
Como os voos de órbita baixa exigem menos equipamentos e um menor suporte de vida, a nave é bem mais leve, podendo acomodar um número maior de astronautas, sete no total.
[Imagem: Boeing]

Turismo espacial

A empresa Boeing anunciou o fechamento de um acordo com a Space Adventures para começar a vender passagens para voos turísticos espaciais.

A Space Adventures será uma espécie de operadora das viagens, que deverão começar em 2015, mas cujos preços ainda não estão definidos.

Os voos serão feitos a bordo da nave CST-100 (Crew Space Transportation: transporte de tripulantes ao espaço, em tradução livre), fabricada pela Boeing. O número 100 refere-se à altitude atingida pela nave (ao redor de 100 km), considerado um voo de órbita baixa.

Como os voos de órbita baixa exigem menos equipamentos e um menor suporte de vida, a nave é bem mais leve, podendo acomodar um número maior de astronautas, sete no total. A nave é projetada para ser reutilizada até 10 vezes.

Além dos voos panorâmicos, a Boeing planeja usar a CST-100 para levar tripulantes à Estação Espacial Internacional e para outras missões comerciais.

Privatização espacial

Boeing levará turistas ao espaço a partir de 2015
Planos futuros incluem o uso da nave para levar astronautas e turistas à Estação Espacial Internacional e a hotéis espaciais.
[Imagem: Boeing]

Segundo a empresa, os sete lugares da nave serão vendidos a indivíduos, empresas, organizações não-governamentais e também a outras agências governamentais que não a NASA.

A nave é um pouco menor do que a cápsula Órion, da NASA, cujo futuro ainda é incerto. Mas especialistas indicam que a CST, provavelmente em uma versão "200" ou algo parecido, deverá substituir a Órion.

Em Fevereiro de 2010 a NASA anunciou o investimento em vários projetos privados, entre os quais a cápsula da Boeing.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Aviões

Mais tópicos