Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Bolas de som criam ambiente acústico 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2012

Bolas de som criam ambiente acústico 3D
A tecnologia foi pensada para ser instalada em ambientes domésticos, onde linhas de alto-falantes nas paredes podem criar um ambiente acústico 3D no qual as pessoas podem se mover sem perder o efeito.
[Imagem: KAIST Acoustics & Vibrations Lab]

Efeitos de áudio 3D

Engenheiros coreanos criaram um novo sistema de processamento de áudio que melhora consideravelmente a atual tecnologia de efeitos acústicos 3D.

Efeitos de áudio 3D podem ser produzidos por alto-falantes estéreo, alto-falantes de som surround, matrizes de caixas de som, e até mesmo em fones de ouvido.

Essencialmente, essa tecnologia gera uma ilusão para os ouvintes que os sons estão sendo produzidos no espaço 3D em torno deles, geralmente no espaço fora das caixas de som.

Os efeitos resultam da manipulação da percepção do ouvinte por meio da colocação de fontes sonoras virtuais no espaço 3D para alterar o modo como o som é produzido.

Em um ambiente acústico de áudio 3D os ouvintes podem reconhecer a localização, a distância e a direção das fontes de som, incluindo atrás, acima, ou abaixo dos ouvintes, proporcionando uma experiência mais envolvente e mais interativa em filmes, jogos ou shows musicais.

Bolas de som

Yang-Hann Kim e Jung-Woo Choi, do Instituto KAIST, idealizaram uma nova técnica ainda mais aprimorada para criar as fontes de som virtuais.

É o que eles chamam de "bolas de som".

A grande novidade é que as bolas de som podem acompanhar o usuário conforme ele se movimenta pelo ambiente.

As bolas de som são criadas processando o som com um novo conjunto de equações integrais desenvolvidas pela equipe, que podem ser aplicadas em sistemas de 24, 34, 50 e 64 alto-falantes.

"Nós usamos muitos alto-falantes para construir múltiplas fontes sonoras virtuais que podem dar ao ouvinte mais liberdade para se mover sem perder a ilusão auditiva da origem dos diversos sons," disse Kim.

Equalizador espacial

Em vez de gerar as fontes virtuais fora do campo dos alto-falantes, a nova técnica as coloca no interior do campo, permitindo seu ajuste preciso.

A dupla desenvolveu um "equalizador espacial" que permite que o campo de som criado no interior do campo acústico 3D seja controlado por um smartphone, tablet ou PC, via wi-fi, forma similar ao que se faz com o botão de balanço de um aparelho de som estéreo.

"Nós esperamos que essa tecnologia, que está pronta para incorporação imediata em produtos comerciais, atualize nossos sistemas de áudio pessoais e domésticos para um nível hoje só obtido em ambientes profissionais," disse o professor Choi.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Biomecatrônica

Mais tópicos