Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Bolhas de sabão são muito mais frias do que o ar ao seu redor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/01/2023

Bolhas de sabão são muito mais frias do que o ar ao seu redor
A película das bolhas de sabão pode ser até 8 ºC mais fria do que o ar ambiente.
[Imagem: François Boulogne et al. - 10.1103/PhysRevLett.129.268001]

Bolhas de sabão são mais frias

As bolhas não são importantes apenas na cerveja ou nos espumantes.

Sob alta pressão - no interior de uma caldeira industrial, de uma usina termoelétrica ou de um reator nuclear - mesmo as menores bolhas podem causar explosões, destruindo equipamentos e vidas. Elas também podem ser altamente destrutivas em condições ambiente, durante o fenômeno da cavitação, ou serem muito úteis, desinfetando a água sem usar produtos químicos.

É por isso que François Boulogne e colegas da Universidade Paris-Saclay, na França, estavam estudando as bolhas, em um campo conhecido como mecânica dos fluidos.

Como é muito comum na ciência, os pesquisadores estavam ocupados com outra coisa, tentando estudar a estabilidade das bolhas que ocorrem em processos industriais e no interior de dutos.

Acontece que, ao fazer isto, eles usaram equipamentos sensíveis o suficiente para mostrar a temperatura do fino filme que forma uma bolha de sabão - eles estavam estudando bolhas feitas com uma mistura de sabão, glicerol e água.

Foi aí que eles descobriram que a superfície das bolhas é mais fria do que o ar ambiente - e isso se repetiu para a totalidade das bolhas que eles testaram, embora algumas bolhas se mostrassem mais frias do que outras.

Refrigeração por bolhas

A equipe conseguiu produzir bolhas cujas superfícies eram até 8 ºC mais frias do que o ar ao seu redor - eles também conseguiram fazer bolhas menos frias, mas sempre mais frias do que o ar ambiente, alterando a quantidade de glicerol na mistura.

Como não estavam trabalhando nisso, a equipe não consegue dizer de modo taxativo o que torna a superfície das bolhas de sabão tão mais frias do que o ambiente circundante, mas eles levantam a hipótese de que isso possa se dever à evaporação da água durante o processo de formação do filme - uma hipótese a ser checada, já que a temperatura das bolhas sobe ligeiramente com o passar do tempo.

"Nós enfatizamos que este efeito de resfriamento é significativo e deve ser cuidadosamente considerado em futuros estudos sobre a dinâmica de filmes de sabão," escreveu a equipe, apontando que esta pode ser uma propriedade a ser explorada em aplicações práticas, como na refrigeração e sistemas de ar-condicionado.

Bibliografia:

Artigo: Measurement of the Temperature Decrease in Evaporating Soap Films
Autores: François Boulogne, Frédéric Restagno, Emmanuelle Rio
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 129, 268001
DOI: 10.1103/PhysRevLett.129.268001
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Refrigeração
  • Polímeros
  • Compósitos

Mais tópicos