Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Bomba de calor pode durar 10.000 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2011

Bomba de calor pode durar 10.000 anos
As minúsculas bombas de calor (em cima) podem ser montadas em dispositivos de virtualmente qualquer formato e tamanho, como o que o pesquisador segura nas mãos.
[Imagem: Elisabeth Tønnessen]

Bombas de calor, ou bombas térmicas, são mecanismos que transferem temperatura por meio de um ciclo termodinâmico, sendo utilizadas principalmente para aquecimento.

Uma bomba de calor tradicional, como todos os equipamentos, tem uma vida útil - entre cinco e dez anos, eventualmente um pouco mais.

Agora, pesquisadores noruegueses desenvolveram uma bomba de calor que, segundo eles, pode durar virtualmente "para sempre" - eles calculam uma vida útil de 10.000 anos.

Microbomba eterna

O segredo dessa "imortalidade" está na miniaturização e na eliminação de partes móveis.

A nova bomba de calor consiste de inúmeras bombas de calor em miniatura, cada uma medindo não mais do que um milímetro cúbico.

Para aquecer uma casa será necessário usar vários milhares delas. Mas isto não é problema, porque sua estrutura permite que elas sejam fabricadas exatamente assim, aos milhares.

E, mais do que isso, a estrutura inteira pode ter qualquer formato, ajustando-se à aplicação.

"As principais vantagens da nova bomba de calor é que você pode regular o seu tamanho e sua forma, ela é mais durável do que as bombas de calor são hoje e também é mais ambientalmente amigável," afirmam Jan Bording e Vidar Hansen, da Universidade de Stavanger.

Ligas termoelétricas

Para eliminar as partes móveis, Bording e Hansen usaram ligas termoelétricas, eliminando compressores, tubulações e, sobretudo, gases de refrigeração, geralmente não muito amigáveis ambientalmente.

Em seu lugar, a eletricidade é convertida diretamente em diferencial de temperatura, podendo ser utilizado, por exemplo, para aquecer residências.

"Nós não queremos mais um grande aquecedor queimando madeira no meio da casa, como nos velhos tempos. Será muito melhor usar fontes de calor menores e limpas," diz Hansen.

Ele exemplifica afirmando que as microbombas de calor podem ser montadas em planos e colocadas sob o piso - assim o calor fluirá do piso ao teto, aquecendo a casa por inteiro e de forma mais homogênea.

"Quando a bomba de calor tem uma superfície maior, ela produz mais calor," afirma o engenheiro.

E, à parte algum acidente que destrua o material, a bomba de calor poderá ser encontrada pelos arqueólogos do futuro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Motores

Mais tópicos