Robótica

Braço robótico tem código aberto baseado em Linux

Braço robótico tem código aberto baseado em Linux
[Imagem: Neuronics]

A empresa suíça Neuronics lançou um novo braço robótico de baixo custo e alto desempenho, voltado para uso na indústria, na automação de laboratórios e em pesquisas. A grande novidade é que seus programas de controle são totalmente abertos, baseados no sistema operacional Linux.

Linux incorporado

O Katana é controlado por uma única placa-mãe que roda um Linux incorporado (embedded Linux system). Além do processador MPC5200, a placa-mãe contém seis controladores de 32 bits para os motores do braço robótico (TI TMS320).

O controle e programação do Katana podem ser feitos por um meio de um console Linux padrão ou através de uma interface Web amigável, baseada em Ajax. O robô possui ainda servidor SOAP, interface XML-RPC e interface CAN.

A empresa também disponibiliza todas as APIs para controle de todos os recursos de alto e de baixo nível do Katana.

Robô para escolas

Os braços robóticos convencionais são baseados em sistemas de controle e protocolos proprietários, o que dificulta seu uso em pesquisas, inclusive na customização interna para o controle de processos específicos, que poderia ser feita nas próprias empresas.

Um braço robótico de sistema aberto é a solução ideal também para o ensino de robótica. As instituições educacionais hoje têm que escolher entre equipamentos proprietários de altíssimo custo ou braços robóticos mais parecidos com brinquedos, sem possibilidades de aplicação real.

O preço proposto para o Katana é US$25.000,00.





Outras notícias sobre:

Mais Temas