Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil terá centro para desenvolvimento de nanotubos de carbono

Com informações da Agência Brasil - 03/12/2014

Brasil terá centro para desenvolvimento de nanotubos de carbono
Agora já é possível fabricar nanotubos de carbono perfeitos a partir de "sementes".
[Imagem: Empa/Juan Ramon Sanchez Valencia)]

A sede do Centro de Nanotecnologia de Materiais de Carbono (CTNanotubos) começará a ser construída em janeiro de 2015, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

O coordenador do centro, Marcos Pimenta, disse que a unidade será responsável pela fabricação de nanotubos de carbono: "Vamos incrementar nanotubos de carbono em alguns tipos de plástico e de cimento para melhorar a propriedade desses produtos para o processo de extração do pré-sal", ressaltou.

O CTNanotubos já está funcionando em um espaço provisório no BH-Tec, onde produz 50 gramas de nanotubos de carbono por dia. Quando o reator definitivo estiver pronto, permitirá ao centro elevar a produção "para vários quilogramas por dia de nanotubos de carbono", disse Pimenta.

Segundo Pimenta, o que se pretende é melhorar o desempenho dos materiais. No caso do plástico, por exemplo, o objetivo é ter um material que seja ao mesmo tempo flexível, mas que não quebre nem rasgue. "Nosso objetivo, neste centro, é melhorar a propriedade de alguns materiais que vão ser usados no processo de extração de petróleo", reiterou.

O trabalho é inédito no Brasil. Marcos Pimenta esclareceu que muitos grupos já estudam e produzem nanotubos de carbono no país, mas com finalidade acadêmica, e não industrial. A ideia do centro é trabalhar sempre em parceria com empresas, atendendo à demanda de pesquisas.

A equipe que está trabalhando na sede provisória do CTNanotubos é formada por 10 professores da Universidade Federal de Minas Gerais. A previsão é que, em cinco anos, a equipe crescerá para 50 pessoas, abrangendo físicos, químicos, biólogos e engenheiros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Diamantes

Mais tópicos