Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil e Japão avaliam acordo na área de circuitos integrados

Com informações do MCTI - 25/02/2013


Massa crítica

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão e de empresas japonesas na área de tecnologia da informação estão discutindo o acordo de cooperação bilateral para a capacitação de recursos humanos na área de projetos de circuitos integrados (chips)

O assunto foi debatido em encontro realizado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em Campinas (SP).

Os representantes dos governos dos dois países e as empresas Toshiba e STI avaliaram a participação de projetistas japoneses nos centros de treinamento brasileiros e discutiram possibilidades de prorrogação do acordo bilateral para os próximos anos.

Desde 2010 o Japão tem enviado especialistas com experiência em projeto de chips para os centros de treinamento do CI-Brasil.

"Essa iniciativa é importante, pois cria massa crítica especializada, suficiente para alimentar uma expectativa favorável de crescimento do setor eletroeletrônico nacional", avalia Oscar Salviano Filho, um dos coordenadores do programa. "Além disso, viabiliza a atração de empresas do exterior, particularmente aquelas do segmento de componentes."

Programa CI-Brasil

Criado em 2007 pelo MCTI, o programa CI-Brasil visa fomentar o desenvolvimento da indústria nacional de semicondutores por meio da formação de projetistas de circuitos integrados.

A proposta do intercâmbio com o Japão é contribuir no processo de formação desses projetistas.

O projeto CI-Brasil mantém dois centros de treinamento: um no Rio Grande do Sul (CT-1) e outro em Campinas (CT-2), localizado no CTI Renato Archer, que é sede da coordenação do programa.

Ao longo dos últimos cinco anos, já foram formados mais 500 projetistas de chips nos dois centros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microeletrônica
  • Processadores
  • Semicondutores
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos