Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil e Portugal lançam biblioteca digital com acervo histórico

Com informações da Agência Brasil - 15/05/2016

Brasil e Portugal lançam biblioteca digital com acervo histórico
Trecho da Carta de abertura dos portos brasileiros às exportações inglesas, de 1808.
[Imagem: BDLB]

História digitalizada

Conhecer o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, incluindo originais da Torre do Tombo, que guarda arquivos históricos das navegações e da chegada dos portugueses ao Brasil, em Lisboa, já é possível sem precisar cruzar o Oceano Atlântico.

Na verdade, é possível acessar tudo sem sair de casa, pela internet.

Por meio de uma parceria com a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, o acervo das duas instituições está sendo digitalizado e colocado à disposição do público pela internet.

São milhares de títulos, incluindo jornais e revistas, que podem ser acessados a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo. A expectativa é atrair cerca de 100 mil acessos por mês.

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

O acervo está reunido no portal Biblioteca Digital Luso-Brasileira, que acaba de entrar no ar com mais de 2 milhões de documentos de domínio público, de várias épocas e gêneros.

Entre eles estão a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572, e a Carta de Abertura dos Portos, de 1808, que abriu o mercado brasileiro às exportações da Inglaterra.

"É a primeira iniciativa a reunir coleções de língua portuguesa, preservando o material - porque, no momento que você digitaliza, você evita o manuseio do original - e o mais importante, democratizando o acesso", disse a coordenadora da biblioteca, Ângela Bettencourt.

O acervo da Biblioteca Luso-Brasileira conta também com obras de 30 instituições de Portugal e mais 20 do Brasil. O próximo passo será integrar acervos de outros países de língua portuguesa e o primeiro deve ser Moçambique.

Esta é a primeira vez que bibliotecas de países de língua portuguesa se juntam para disponibilizar seus acervos conjuntamente e buscam se igualar a outras iniciativas mundiais. Na Europa, a Biblioteca Digital Europeia (Europeana) tem o maior acervo digital do mundo, com mais de 53 milhões de títulos entre livros, desenhos, pinturas, mapas, vídeos e fotos.

O endereço da Biblioteca Digital Luso-Brasileira é http://bdlb.bn.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre
  • Imagens 3-D
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos