Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil tem 268 museus de ciência

Com informações do MCTI - 07/05/2015

Brasil tem 268 museus de ciência

[Imagem: Divulgação/Governo do ES]

Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil

O novo Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil traz informações sobre 268 espaços científico-culturais espalhados pelo País. O guia funciona como instrumento de divulgação ao público em geral, em especial às escolas.

Do total de espaços, 155 estão no Sudeste; 44, no Sul; 43 no Nordeste; 15, no Centro-Oeste; e 11 no Norte.

O guia contém informações sobre museus, planetários, jardins botânicos, zoológicos, aquários, unidades de ciência móvel e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no País.

O número de unidades presentes no catálogo aumentou em 41% em relação à edição anterior do Guia, lançado em 2009, quando foram registradas 190 unidades no País.

Além do apoio do MCTI, o material é resultado do esforço da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Museu da Vida/Fiocruz.

Ainda é pouco

O professor do Instituto de Física da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, lembra que, na última década, a visitação anual a centros e museus de C&T também cresceu: de 4% para cerca de 10%.

Para ele, há grandes desafios a serem superados, pois embora tenha-se registrado o crescimento da quantidade de espaços científicos e da presença do público, os números ainda são insuficientes para as dimensões do País e de sua população.

"É um número ainda muito pequeno. E ele não se aplica aos jardins botânicos, zoológicos e parques ambientais, para os quais a visitação atinge cerca de um quarto da população brasileira. A distribuição desigual desses espaços, regional e socialmente, é outra marca a ser superada", afirmou.

O Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil, em versão eletrônica, pode ser baixado gratuitamente. Os interessados em incluir suas instituições na próxima versão do Guia deve entrar em contato pelo e-mail secretaria@abcmc.org.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Sites de Pesquisa
  • Biomecatrônica
  • Diamantes

Mais tópicos