Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil vai ter registro de exportações de serviços a partir de 2010

Alana Gandra - Agência Brasil - 14/09/2009


Registro da exportação de serviços

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) conclui este mês o desenvolvimento de um sistema para registrar exportações de serviços, com a produção de estatísticas de segmentos como tecnologia da informação a partir de 2010.

Segundo o diretor de Políticas de Comércio e Serviços da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do ministério, Maurício Lucena do Val, o trabalho é uma parceria da Secex com a Receita Federal.

"Com certeza, teremos meios de aferir as necessidades do setor, desempenho dos setores e eficácia dos instrumentos que estão destinados aos setores", disse Lucena. O Brasil é o sexto maior produtor de programas do computador do mundo e deveria deter a mesma posição como exportador, enfatizou o diretor da Secex.

Exportação de softwares pelo Brasil

A impossibilidade de se mensurar o que é exportado hoje de software pelo Brasil é uma das dificuldades para que o país eleve sua colocação do ranking de exportação desse bem.

Segundo ele, o setor de tecnologia da informação é um dos mais bem atendidos com políticas de financiamento à exportação. Existem fontes de financiamento para a produção de softwares destinados ao mercado interno e à exportação, com linhas de crédito específicas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Eventos Científicos
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos