Plantão

Brasileiro eleito para entidade que monitora clima espacial

Com informações do MCT - 18/07/2014

O pesquisador Clézio Marcos de Nardin, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foi eleito vice-diretor do ISES (International Space Environment Service).

O ISES congrega centros de alerta regionais para clima espacial existentes em várias regiões do planeta. É a primeira vez que um brasileiro fará parte da diretoria da entidade.

Clézio de Nardin é pesquisador da Divisão de Aeronomia da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas e atualmente gerencia o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do instituto.

O Embrace é o centro de pesquisa e desenvolvimento responsável pelo monitoramento e pela previsão do clima espacial no Brasil - recentemente o Reino Unido lançou um sistema de previsões diárias do tempo espacial.

Por meio de estudos sobre os processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes, os pesquisadores do INPE monitoram parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, da ionosfera e da mesosfera.

O Embrace oferece informação em tempo real, na internet, e realiza previsões sobre o sistema Sol-Terra para diagnósticos de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos, em áreas como navegação e posicionamento por satélite (aeronaves, embarcações, plataformas petrolíferas, agricultura de precisão), comunicação (satélites geoestacionários, aeronaves), distribuição de energia (linhas de transmissão, dutos de distribuição de gás natural e petróleo), além dos sistemas de defesa nacional.