Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Brasileiro induz caos no laser para aumentar segurança na internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2018

Brasileiro induz caos no laser para aumentar segurança na internet
Suporte de alumínio exerce pressão sobre o laser para alterar formato das ondas de luz emitidas.
[Imagem: Thiago R. Raddo et al. - 10.1038/s41598-017-14436-3]

Caos como segurança

Pesquisadores da USP em São Carlos (SP) idealizaram um mecanismo inédito e inacreditavelmente simples para dificultar o acesso não autorizado - também conhecido como espionagem - a informações trafegando em redes de fibras ópticas.

Thiago Raddo e Ben-Hur Borges manipularam o laser comumente usado nas telecomunicações para alterar o padrão de transmissão dos dados por fibra óptica.

Normalmente o sinal de luz emitido pelo laser percorre a fibra com um certo padrão. A técnica consiste em tornar esse padrão completamente imprevisível, sem impedir que a mensagem seja compreendida quando chegar ao destino.

"A partir do momento que um sinal de luz desordenado é usado para transmissão de dados, se torna muito mais difícil um usuário não autorizado ou um espião ter acesso à informação que está sendo enviada ao destinatário," explicou Raddo.

Pressão mecânica

Já existem equipamentos geradores de caos para aplicações ópticas, mas eles são grandes e caros, inadequados para aplicações no dia a dia.

Assim, o que se destaca na solução proposta por Raddo é a simplicidade: para gerar desordem no sinal emitido, o laser recebe uma força mecânica externa gerada por um suporte de alumínio.

"O laser atua sem nenhum aparato complexo ou qualquer tipo de realimentação óptica. Isso é inédito na ciência atual," disse Raddo, destacando que a solução é de baixo custo e pode ser facilmente implantada.

A imprevisibilidade gerada pelo laser equivale à criptografia da informação, oferecendo uma camada adicional de segurança.

Ainda não há previsão para a tecnologia entrar no mercado porque ainda são necessários alguns desenvolvimentos para sua aplicação prática. Mas Raddo já sabe o que precisa fazer: "Vamos estudar outras abordagens, aprimorar o que foi desenvolvido e aguardar o interesse da indústria."

Bibliografia:

Artigo: Strain induced polarization chaos in a solitary VCSEL
Autores: Thiago R. Raddo, K. Panajotov, Ben-Hur Viana Borges, M. Virte
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 7, Article number: 14032
DOI: 10.1038/s41598-017-14436-3
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Criptografia
  • Transmissão de Dados
  • Raios Laser
  • Fotônica

Mais tópicos