Materiais Avançados

Buraco de minhoca artificial teletransporta magnetismo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2015

Buraco de minhoca magnético teletransporta magnetismo
A esfera é composta por uma camada de fitas supercondutoras e outra de placas ferromagnéticas, atravessadas por uma mangueira de transportar magnetismo.
[Imagem: Jordi Prat-Camps et al. - 10.1038/srep12488]

Túnel de invisibilidade

Em 2007, físicos descreveram um modelo matemático que demonstrava ser possível construir uma fenda espacial eletromagnética.

Embora usassem o termo fenda espacial, ou buraco de minhoca (wormhole), em vez de um atalho pelo Universo, o que Allan Greenleaf e seus colegas idealizaram é mais parecido com um "túnel de invisibilidade", através do qual radiações eletromagnéticas poderiam transitar sem deixar qualquer pista.

Isso seria extremamente útil porque permitiria evitar interferências eletromagnéticas em virtualmente qualquer aparelho - por exemplo, em aparelhos de ressonância magnética, que interferem com outros equipamentos que poderiam ser usados para monitorar os pacientes.

Buraco de minhoca magnético

Agora, três pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, seguiram a teoria e construíram o que eles chamam de "buraco de minhoca magnético".

Eles usaram os mesmos metamateriais usados nos mantos de invisibilidade para criar um túnel através do qual as ondas eletromagnéticas podem se propagar de forma invisível, ou seja, sem serem detectadas externamente.

O buraco de minhoca magnético consiste em uma esfera de 9 centímetros de diâmetro atravessada por um tubo feito de uma folha fina de liga ferromagnética de níquel e ferro, uma versão modificada da mangueira de transportar magnetismo que a mesma equipe havia criado em 2014.

"Usando metamateriais magnéticos e metassuperfícies, o buraco de minhoca transfere o campo magnético de um ponto a outro no espaço através de um caminho que é magneticamente indetectável," escreve o trio.

"Nós demonstramos experimentalmente que o campo magnético de uma fonte em uma extremidade da fenda espacial aparece na outra extremidade na forma de um campo magnético monopolar isolado, criando a ilusão de um campo magnético se propagando através de um túnel fora do espaço 3D," acrescentam.

Buraco de minhoca magnético teletransporta magnetismo
O efeito prático é que o campo magnético desaparece de um lado do buraco de minhoca e reaparece do outro.
[Imagem: Jordi Prat-Camps et al. - 10.1038/srep12488]

Ressonância magnética

Embora não possa ser detectado, o campo magnético que passa pelo túnel de invisibilidade pode ser modificado por um outro campo magnético externo, mostrando que não há um teletransporte verdadeiro.

Para o teletransporte, seria necessário tornar invisível o próprio túnel de invisibilidade. Como a teoria não tem nenhuma objeção a isso, esta é uma possibilidade para futuros experimentos.

A equipe afirma que pretende testar os buracos de minhoca magnéticos na prática para permitir que diversos aparelhos de ressonância magnética trabalhem juntos sem que cada um interfira com o outro.

Artigo: A Magnetic Wormhole