Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Buraco negro do centro da Via Láctea tem formato ovalado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/02/2024

Buraco negro do centro da Via Láctea tem formato ovalado
Ilustração de um corte transversal do Sagitário A*, o buraco negro supermassivo próximo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.
[Imagem: NASA/CXC/M. Weiss]

Buraco negro ovalado

O buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea gira tão rapidamente que deixa o espaço-tempo que o rodeia em um formato fortemente ovalado, parecido com uma bola de futebol americano.

Essa forma ovalada sugere que o buraco negro está girando a uma velocidade substancial, estimada em cerca de 60% do seu limite máximo por Ruth Daly e colegas da equipe do radiotelescópio Karl G. Jansky (VLA), nos EUA.

Os astrônomos chamam esse buraco negro gigante de Sagitário A* (lê-se Sagitário A estrela). Ele está localizado a cerca de 26.000 anos-luz de distância da Terra, no centro da galáxia. Para determinar a rapidez com que ele gira - uma das suas propriedades fundamentais, juntamente com sua massa - os pesquisadores aplicaram um método que utiliza dados de raios X e ondas de rádio para avaliar como a matéria flui em direção e para longe do buraco negro.

Os dados indicam que a velocidade angular - o número de rotações por segundo - da rotação de Sagitário A* é cerca de 60% do valor máximo possível, um limite estabelecido porque o material não pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz.

Estimativas anteriores da velocidade do buraco negro, feitas com diferentes técnicas e por outros astrônomos, apresentaram resultados variados, que iam desde nenhuma rotação até uma rotação quase na velocidade máxima - na verdade, só no final do ano passado os astrofísicos demonstraram que, de fato, os buracos negros giram.

Buraco negro do centro da Via Láctea tem formato ovalado
Esta foi a primeira imagem do buraco negro Sagitário A*, mostrando três nódulos brilhantes ainda não totalmente compreendidos.
[Imagem: EHT Collaboration]

Deformação do espaço-tempo

À medida que um buraco negro gira, ele atrai o espaço-tempo - a combinação do tempo e das três dimensões do espaço - e a matéria próxima. A atração gravitacional também comprime o espaço-tempo, alterando sua forma dependendo de como é observado. O espaço-tempo parece circular se o buraco negro for visto de cima. Visto de lado, porém, o espaço-tempo tem o formato de uma bola de futebol americano - quanto mais rápido for o giro, mais plana será a bola.

A rotação também pode servir como fonte de energia se houver matéria nas proximidades do buraco negro - como gás ou restos de uma estrela que se aproxima demais. À medida que o buraco negro gira, a matéria pode escapar na forma de jatos estreitos chamados fluxos colimados. No entanto, Sagitário A* tem atualmente pouca matéria próxima, pelo que o buraco negro tem estado relativamente calmo nos últimos milênios, com fluxos de saída fracamente colimados.

Bibliografia:

Artigo: New black hole spin values for Sagittarius A* obtained with the outflow method
Autores: Ruth A. Daly, Megan Donahue, Christopher P. O’Dea, Biny Sebastian, Daryl Haggard, Anan Lu
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
DOI: 10.1093/mnras/stad3228
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos