Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Confira o calendário de fenômenos astronômicos de 2015

Com informações do Portal EBC - 03/02/2015


Para quem gosta de olhar para o céu e estudar o que está além do planeta Terra, o ano de 2015 promete algumas atrações.

Entre os principais destaques estão dois eclipses solares e dois eclipses lunares (também chamados de "luas sangrentas"). Os fenômenos solares acontecerão em março (total) e setembro (parcial). As luas sangrentas ocorrerão em abril e setembro. Infelizmente, apenas o lunar de 28 de setembro poderá ser visto do Brasil.

Também será possível ver planetas em oposição ao Sol em 2015. Neste ano, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ficarão em face ao Sol para quem está na Terra, permitindo uma melhor visualização dos planetas.

Fazem parte do calendário astronômico também a chegada de dois veículos espaciais em planetas anões. Em fevereiro, a sonda espacial Dawn chegará a Ceres, e, em julho, a sonda New Horizons fará um rasante em Plutão, obtendo as primeiras imagens de alta resolução do planeta anão.

Confira o calendário completo:

Confira o calendário de fenômenos astronômicos de 2015
A sonda espacial Dawn usa um super eficiente motor iônico, que permitiu que ela visitasse o asteroide gigante Vesta em 2011 e, neste ano, o planeta anão Ceres.
[Imagem: NASA]

Janeiro

Dia 3 - Chuva de meteoros Quadrantids.

Dia 26 - Asteroide passa perto da Terra; mais cinco a caminho.

Dia 30 - Cometa Pons-Winnecke passa pela Terra.

Fevereiro

A sonda espacial Dawn, da NASA, a mesma que visitou o asteroide Vesta em 2011, chegará ao planeta anão Ceres, que fica entre Vênus e Marte.

Dia 6 - Júpiter poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.

Dia 22 - Vênus ficará próximo de Marte neste dia.

Março

Dia 2 - Cometa d'Arrest passa pela Terra.

Dia 4 - A primeira "Lua Sangrenta" de 2015 acontecerá no início de abril e não poderá ser vista no Brasil. O fenômeno em que o Sol cobre a Lua totalmente vai durar apenas cinco minutos e poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte.

Dia 20 - Eclipse solar total. O fenômeno, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, deverá durar 2 minutos e poderá ser visto da Europa, Ásia e África. No Brasil, não será possível ver o fenômeno.

Dia 22 - Chuva de meteoros Lírida.

Confira o calendário de fenômenos astronômicos de 2015
Para chegar a Plutão em apenas 9 anos, a sonda New Horizons é pequena - apenas 450 kg.
[Imagem: NASA]

Maio

Dia 5 - Chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Dia 23 - Saturno entrará em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará, neste dia, exatamente entre Saturno e o Sol. Com isso, será mais fácil enxergar o planeta e seus anéis.

Junho

Dia 16 - Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra.

Dia 30 - Dia do Asteroide - Cientistas, astronautas e estudiosos criaram um dia para o mundo científico criar alternativas para aumentar o mapeamento de asteroides que passam pela Terra.

Julho

Dia 14 - Depois de 9 anos e meio de jornada, a sonda espacial New Horizons passará raspando por Plutão. Será a primeira vez que um veículo espacial chegará ao planeta anão (que já teve status de planeta). Depois de passar por Plutão, a New Horizons deve continuar viagem rumo a outro corpo celeste do Cinturão de Kuiper.

Dia 29 - Chuva de meteoros Delta Aquárida.

Agosto

Dia 1 - Chuva de meteoros Alfa Capricornídeos.

Dia 6 - Chuva de meteoros Iota Aquárida Sul.

Dia 12 - Chuva de meteoros Perseidas.

Dia 13 - Cometa Churyumov-Gerasimenko, devidamente comboiado pela sonda espacial Rosetta, alcançará seu ponto mais próximo da Terra nesta passagem.

Dia 25 - Chuva de meteoros Iota Aquárida Norte.

Confira o calendário de fenômenos astronômicos de 2015
As chuvas de meteoros estão entre os mais belos espetáculos astronômicos, e podem ser observadas a olho nu.
[Imagem: Cortesia Sean M. Sabatini]

Setembro

Dia 1 - Netuno entrará em oposição ao Sol (da visão da Terra). Este será o melhor momento para ver e fotografar o planeta.

Dia 13 - A Lua cobrirá o Sol parcialmente. Será possível ver o fenômeno na região sul da África, no sul da Ásia e na Antártica. Não será possível ver o fenômeno do Brasil.

Dia 28 - O único eclipse possível de ser visto do Brasil em 2015 será o que ocorre no dia 28 de setembro. Nele, o Sol cobrirá a Lua (que ficará em um tom avermelhado) totalmente durante 1h12min. Além das Américas, a Europa, África e oeste da Ásia poderão assistir ao fenômeno.

Outubro

Dia 9 - Chuva de meteoros Draconid.

Dia 11 - Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para ver o planeta, mas ainda exigindo telescópios potentes.

Dia 21 - Chuva de meteoros Oriônidas.

Dia 26 - Vênus e Júpiter aparecerão próximos no céu.

Dia 28 - Conjunção de Vênus, Marte e Júpiter. Os três planetas formarão um triângulo no céu. Será a única vez no ano em que três planetas poderão ser vistos próximos.

Novembro

Dia 3 - Chuva de meteoros Taurid Sul.

Dia 17 - Chuva de meteoros Leônidas.

Dezembro

Dia 7 - Neste dia, Vênus poderá ser visto próximo à Lua.

Dia 13 - Chuva de meteoros Geminídas.

Dia 22 - Chuva de meteoros Ursids.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos