Plantão

Câmera astronômica inovadora será desenvolvida no INPE

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2012

Câmera astronômica inovadora será desenvolvida no INPE
Obtendo imagens em quatro cores ao mesmo tempo, além de permitir medir a polarização da luz, o SPARC4 será único no mundo.
[Imagem: INPE]

SPARC4

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foi encarregado de desenvolver um instrumento inovador para estudos astronômicos.

O equipamento chama-se SPARC4 - Simultaneous Polarimeter and Rapid Camera in Four Bands, polarímetro e câmera rápida simultâneos em quatro bandas.

Trata-se de uma câmera que permitirá a realização de fotometria e polarimetria com resolução temporal média em quatro bandas espectrais, tudo de modo simultâneo.

Câmera multicor

Em astronomia, quando se fala de câmeras ópticas, o padrão é que as imagens sejam obtidas em um único intervalo de comprimento de onda (ou cor da luz).

O instrumento deve ficar pronto no prazo de 2 a 3 anos e será instalado no telescópio de 1,60 metro do Observatório do Pico dos Dias, coordenado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG).

Medidores de luz

"Os dados científicos em astronomia são basicamente informações sobre a luz emitida pelos objetos de interesse, como estrelas e galáxias. Os dados são obtidos por instrumentos acoplados a telescópios. São, portanto, 'medidores' de luz," explica Cláudia Vilega Rodrigues, pesquisadora da Divisão de Astrofísica do INPE.

"Esses instrumentos são de vários tipos: os que medem fluxo, os que medem espectro (fluxo como função do comprimento de onda), os que obtêm imagens, os que medem polarização, entre outros.

"O SPARC4 é bidimensional, portanto obtém imagens, e com ele vamos medir não apenas o fluxo, mas também a polarização," conclui Cláudia.