Plantão

Caminhão sem motorista roda em estrada pública da Alemanha

Caminhão sem motorista roda em estrada pública da Alemanha
Um comboio de veículos sem motorista rodou 200 km na Espanha em 2012, liderados por dois caminhões robóticos. [Imagem: Daimler]

Caminhão-robô

Um caminhão que se autodirige desenvolvido pela montadora alemã Daimler foi testado em uma estrada pública pela primeira vez.

Por questões legais e de segurança, um motorista ficou na boleia o tempo todo, pronto para acudir se o computador travasse.

Com o apertar de um botão no painel, o computador assumiu o controle do veículo e o pilotou com sucesso pela estrada, atingindo até 80 km/h.

O sistema identifica a sinalização da estrada, além de outros veículos e obstáculos, por meio de uma câmera e um radar posicionados na parte da frente do caminhão.

"O sistema traz mais segurança porque nunca fica de desatento nem cansado. Nunca perde sua concentração. Está sempre 100%, o tempo todo." "Não importa o quão bem você dirija. Nunca será possível fazer isso melhor do que o piloto automático," propagandeou o presidente da empresa, Wolfgang Bernhard.

A Daimler disse que planeja lançar seus novos modelos de caminhão sem motoristas em 2025.

Táxi robótico

Além da Daimler, outra empresa anunciou avanços na tecnologia por trás de carros- robô, a japonesa Robot Taxi, que planeja testar carros autônomos na cidade de Kanagawa, ao sul de Tóquio, em 2016.

Cerca de 50 pessoas serão selecionadas para participar dos testes. Os carros poderão percorrer um trecho de 3 km de uma estrada pública.

Os participantes serão acompanhados por um motorista humano, que conduzirá o veículo em todo momento que o sistema automático não estiver sendo usado, e uma segunda pessoa, por razões de segurança.

A empresa espera ainda fornecer carros-robôs para visitantes de Tóquio durante os Jogos Olímpicos de 2020.





Outras notícias sobre:

Mais Temas