Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Campo de força magnético vai permitir viagens a Marte e além

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2008

Campo de força magnético poderá permitir viagens a Marte
Esquema do dispositivo gerador do escudo para naves espaciais.
[Imagem: Bamford et al.]

"Levantar escudos." Muito conhecida pelos amantes da ficção científica, esta expressão logo poderá tornar-se realidade. Não para permitir a defesa de nossas espaçonaves contra os Klingons e outros alienígenas, mas para proteger nossos astronautas da própria radiação espacial.

Este é o resultado inesperado de uma outra área de pesquisas muito promissora, a da fusão nuclear. Muito antes de criar uma fonte inesgotável de energia limpa, as pesquisas com a fusão nuclear começam a mostrar resultados na área das viagens espaciais.

Clima espacial

Em um artigo que acaba de ser publicado na revista científica Plasma Physics and Controlled Fusion, os cientistas afirmam ter descoberto formas de reduzir a radiação espacial a níveis aceitáveis para o ser humano, tornando as viagens espaciais de longa duração um objetivo mais próximo da realidade.

A comunidade científica é unânime em afirmar que o chamado "clima espacial" é o maior obstáculo às viagens espaciais. A radiação do Sol e os raios cósmicos representam ameaças mortais para os astronautas. Pelo menos até que seja possível criar escudos eficientes o bastante para manter essa radiação do lado de fora das espaçonaves.

Escudo para espaçonaves

Agora, utilizando o conhecimento acumulado ao longo de décadas pelas pesquisas com a fusão nuclear, os cientistas demonstraram que é possível criar um escudo para as espaçonaves, uma espécie de magnetosfera portátil, que imita o funcionamento do campo de força natural da Terra.

O objetivo desse campo de força será manter afastadas as partículas de alta energia que surgem praticamente sem avisos na forma de "tempestades espaciais". Na Terra somos protegidos por uma espécie de "bolha magnética" - o nosso próprio campo de força natural, chamado magnetosfera, que mantém essas partículas afastadas.

Campo de força

A idéia de criar um campo de força ao redor das espaçonaves existe desde os anos 1960, mas acreditava-se que ela não seria prática porque mesmo uma "mini-magnetosfera" teria que ser muito grande para funcionar, ao redor de 100 quilômetros de diâmetro.

Usando os equipamentos originalmente construídos para trabalhar com a fusão nuclear, os cientistas recriaram uma minúscula porção de vento solar e confirmaram que é possível criar um "buraco" nessa onda de radiação usando um equipamento em pequena escala, em dimensões práticas e com poder suficiente para manter protegida uma espaçonave.

O gerador de campo magnético que será responsável pelo cumprimento da ordem de "Levantar escudos" tem apenas 1,5 metro de comprimento.

"Os experimentos iniciais mostraram-se promissores e demonstraram que pode ser possível criar um escudo para manter os astronautas protegidos das mortais tempestades espaciais," comentou a Dra. Ruth Bamford, uma das participantes da pesquisa.

Bibliografia:

Artigo: The interaction of a flowing plasma with a dipole magnetic field
Autores: R Bamford, K J Gibson, A J Thornton, J Bradford, R Bingham1, L Gargate, L O Silva, R A Fonseca, M Hapgood, C Norberg, T Todd, R Stamper
Revista: Plasma Physics and Controlled Fusion
Data: 4 November 2008
Vol.: 50 124025 (11pp)
DOI: 10.1088/0741-3335/50/12/124025
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Radiação Eletromagnética
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos