Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Camuflagem assume cor do ambiente imitando polvos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2014


Camuflagem optoeletrônica

Pode ser um truque divertido em uma festa - colocar seu celular em uma mesa e vê-lo desaparecer na madeira, ou fazer sua roupa mudar de cor para acompanhar o ambiente.

Os primeiros passos para criar uma tecnologia assim foram lançados com a criação de um material capaz de "ler" automaticamente o seu ambiente e adaptar-se a ele, imitando sua cor.

Cunjiang Yu e seus colegas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, afirmam o seu "sistema de camuflagem optoeletrônico" foi inspirado na pele dos cefalópodes, uma classe de animais marinhos que inclui polvos e lulas, que podem mudar a coloração rapidamente, tanto para camuflagem como para chamar a atenção de potenciais parceiros.

"Nosso dispositivo vê a cor e a imita. Ele lê o ambiente utilizando um material termocromático," disse Yu.

Na verdade, o protótipo funciona apenas em preto e branco e tons de cinza, mas Yu garante que ele pode ser projetado para trabalhar com um espectro de cores amplo.

Além disso, embora o referido protótipo tenha apenas alguns centímetros quadrados, o pesquisador afirma que a tecnologia pode ser facilmente escalonada, gerando camuflagens de qualquer tamanho.

Pele de polvo artificial

O material é constituído por três camadas, combinando atuadores semicondutores, interruptores e sensores de luz, além das próprias cores.

As cores vão na primeira camada, formada por uma rede de células de 1 milímetro (mm) cada uma, cheias de uma tinta sensível à temperatura - ela muda de cor quando atinge uma temperatura limite (47º C).

A camada intermediária é responsável por ligar e desligar a corrente elétrica que aquece as células para fazê-las mudar de cor.

Finalmente, a camada interna contém os fotossensores, que detectam a mudança na cor do ambiente e transmitem essa informação para os interruptores da camada intermediária.

Quando puder operar em cores, Yu disse que espera que sua tecnologia possa ser usada em brinquedos, roupas eletrônicas e aparelhos portáteis.

Outro mercado vislumbrado por ele é fazer com que carros "desapareçam no ambiente". Para isso, câmeras filmariam a paisagem de um lado e a camuflagem replicaria as imagens no outro lado do carro.

Bibliografia:

Artigo: Adaptive optoelectronic camouflage systems with designs inspired by cephalopod skins
Autores: Cunjiang Yu, Yuhang Li, Xun Zhang, Xian Huang, Viktor Malyarchuk, Shuodao Wang, Yan Shi, Li Gao, Yewang Su, Yihui Zhang, Hangxun Xu, Roger T. Hanlon, Yonggang Huang, John A. Rogers
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published ahead of print
DOI: 10.1073/pnas.1410494111
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Metamateriais
  • Fotônica
  • Sensores

Mais tópicos