Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Caneta comum com tinta especial desenha LEDs totalmente funcionais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/08/2023

Simple ballpoint pen can write custom LEDs
Demonstrações da caneta que permite "escrever LEDs".
[Imagem: Wang lab/Washington University in St. Louis]

Desenhe seu próprio LED

Uma simples caneta esferográfica consegue "escrever LEDs" personalizados diretamente no papel: Você desenha e, em vez de ter algo escrito, você tem um LED totalmente funcional, pronto para ser aceso.

Além dos usos domésticos e recreativos, a tecnologia permite a qualquer um criar componentes optoeletrônicos flexíveis e elásticos, bastando para isso usar a caneta em materiais comuns, incluindo papel, tecidos, borracha e plásticos.

A nova tecnologia de fabricação portátil se baseia no trabalho anterior da equipe, quando eles desenvolveram uma nova maneira de fabricar LEDs elásticos com uma impressora a jato de tinta.

Agora eles adaptaram a tinta usada na impressora 3D para que ela pudesse ser aplicada usando uma caneta esferográfica de esfera.

"Escrever manualmente componentes personalizados por caligrafia era claramente o próximo passo depois da impressora. Já tínhamos as tintas, então foi uma transição natural pegar a tecnologia que já havíamos desenvolvido e modificá-la para funcionar em canetas esferográficas comuns, tornando-a barata e acessível para todos," disse o professor Chuan Wang, da Universidade de Washington, nos EUA.

Bibliografia:

Artigo: Handwriting of perovskite optoelectronic devices on diverse substrates
Autores: Junyi Zhao, Li-Wei Lo, Zhibin Yu, Chuan Wang
Revista: Nature Photonics
DOI: 10.1038/s41566-023-01266-1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Impressão 3D
  • Iluminação
  • Fotônica

Mais tópicos