Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Carimbo <i>high-tech</i> produz eletrônicos curvos em escala industrial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/10/2019

Carimbo high-tech produz lentes de contato inteligentes em escala industrial
A equipe também testou a técnica do carimbo em superfícies 3D irregulares.
[Imagem: University of Houston]

Carimbo high-tech

Lentes de contato que, além de corrigir sua visão, possam monitorar sua saúde, não são mais ficção científica, mas faltava desenvolver um método de fabricação eficiente para produzi-las em escala industrial.

Foi o que fizeram Kyoseung Sim e uma equipe das universidades de Houston e Colorado, nos EUA.

Batizado de impressão por estampagem conformal aditiva, o novo método de fabricação é adequado para produzir lentes, células solares, equipamentos biomédicos e vários outros dispositivos eletrônicos que precisem ser tridimensionais e curvos.

O processo começa com um balão elastomérico - uma bexiga -, que é inflado e revestido com uma substância pegajosa. Essa substância funciona como um grude para capturar o circuito eletrônico flexível previamente fabricado em uma matriz 2D, usando as técnicas padrão da indústria.

Em seguida, o balão é usado como um meio de estampagem, uma espécie de carimbo, que é pressionado contra um substrato curvo ou hemisférico para depositar os componentes eletrônicos pré-fabricados.

A equipe testou sua técnica na criação de uma variedade de dispositivos e materiais curvos, incluindo matrizes de fotodetectores, pequenas antenas, células solares hemisféricas e lentes de contato inteligentes.

Como o balão pneumático usado como carimbo é totalmente flexível, os circuitos eletrônicos também podem ser aplicados em superfícies 3D irregulares.

Bibliografia:

Artigo: Three-dimensional curvy electronics created using conformal additive stamp printing
Autores: Kyoseung Sim, Song Chen, Zhengwei Li, Zhoulyu Rao, Jingshen Liu, Yuntao Lu, Seonmin Jang, Faheem Ershad, Ji Chen, Jianliang Xiao, Cunjiang Yu
Revista: Nature Electronics
DOI: 10.1038/s41928-019-0304-4
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Biomecatrônica
  • Eletrônica Orgânica
  • Semicondutores

Mais tópicos