Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Carregador universal de celulares é aprovado pela UIT

BBC Brasil - 26/10/2009

Carregador universal de celulares é aprovado pela UIT
Calcula-se que cerca de 51 mil toneladas de carregadores são jogados fora todos os anos, desperdiçados quando os usuários trocam de celular.
[Imagem: Nokia]

Um carregador de celulares que poderá ser usado em qualquer modelo de aparelho foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a agência da ONU que regula o setor.

Atualmente, a maioria dos carregadores só pode ser usada em marca específica de celular, e os usuários tendem a trocá-los quando trocam de telefone.

Carregadores desperdiçados

Calcula-se que cerca de 51 mil toneladas de carregadores são jogados fora todos os anos.

Os novos carregadores, além de ajudarem a acabar com esse desperdício, devem ser mais econômicos e ainda ajudar a diminuir a poluição.

A GSMA, entidade que representa a indústria de telefonia celular no padrão GSM (o mais comum no mundo), calcula que o novo aparelho ajudará na redução dos gases que causam o efeito estufa em mais de 13 toneladas.

Carregador com USB

"Carregadores universais são uma saída de bom senso que espero ver aplicada em outras áreas", disse Malcolm Johnson, diretor do escritório de padronização de telecomunicações da UIT.

O aparelho tem uma porta USB, usando tecnologia similar a usada em máquinas fotográficas digitais.

Os fabricantes não vão ser obrigados a adotar o carregador, mas a agência da ONU diz que alguns já disseram que concordam com a mudança.

"Planejamos lançar o carregador universal internacionalmente no primeiro semestre de 2010", disse Aldo Liguori, porta-voz da Sony Ericsson.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Poluição
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos