Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Carro elétrico superpotente chega a 1 MW

Com informações da BBC - 08/05/2015

Carro elétrico superpotente chega a 1 MW

[Imagem: Toroidion/Divulgação]

Supercarro elétrico

A Finlândia roubou a cena na mais recente edição do Top Marques, um dos mais importantes salões de carros de luxo do mundo, realizado em Mônaco.

A empresa finlandesa Toroidion apresentou seu 1MW Concept, um supercarro totalmente projetado e construído no país nórdico.

O nome do modelo faz referência à potência de 1 megawatt - equivalente a 1.360 cavalos - e torna o Toroidion o primeiro carro elétrico a superar uma barreira que apenas alguns veículos a gasolina atravessaram.

Em um carro elétrico, isso é mais uma questão de matemática do que de carburadores super-sintonizados. Cada roda tem seu próprio motor: dois de 200 watts na frente e dois de 300 watts atrás.

Considerando-se que os motores elétricos produzem 100% de seu torque a 0 rpm, espera-se que o Toroidion seja rápido - talvez até ridiculamente rápido.

Carro elétrico superpotente chega a 1 MW

[Imagem: Toroidion/Divulgação]

Não está pronto

O carro conceito é elegante por fora, mas espartano no interior, mostrando que a empreitada ainda carece de detalhes.

Isto pode não ser um problema para os frequentadores do Top Marques, onde o objetivo das empresas é encontrar compradores dispostos a financiar a montagem de seus supercarros. Mas entusiastas de automóveis estão loucos para saber mais sobre o modelo finlandês.

O que foi divulgado até agora é que o carro foi projetado pelo designer Passi Pennanen, que já trabalhou para a Jaguar e Honda e abriu um estúdio em 2004.

Carro elétrico superpotente chega a 1 MW

[Imagem: Toroidion/Divulgação]

Cadeia cinemática

Também se sabe que o 1MW é construído em um novo modelo de cadeia cinemática, projetado para ter diferentes funções, o que implica que estão por vir versões para as pistas e as ruas.

Tentadoramente, o site da empresa afirma que "a bateria de alta capacidade da cadeia cinemática Toroidion pode ser substituída facilmente nos boxes ou na garagem de casa".

A Fórmula E, que está realizando seu primeiro campeonato mundial, não conseguiu encontrar uma solução assim, e os pilotos precisam trocar de carro nas paradas nos boxes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos

Mais tópicos