Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carros emitirão aviso automático em caso de acidentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/02/2009


Quando um carro capota, sai da estrada, ou no caso de acidentes muito graves, os ocupantes geralmente não têm condições de pedir ajuda imediatamente. Desta forma, a menos que o acidente ocorra em uma região de tráfego mais intenso, são grandes as chances de que o socorro possa vir tarde demais.

Relato automático de acidentes

Felizmente, a solução para esse problema não é complicada e nem muito cara. Pesquisadores da Universidade do Sudeste da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de determinar a natureza do acidente e acionar imediatamente os serviços médicos de emergência ou de socorro da rodovia.

"A comunicação imediata é crucial durante os eventos em que há risco de morte, tais como incêndios, enchentes, explosões e em acidentes de automóveis, principalmente no caso de batidas e capotamentos," diz o engenheiro Debopam Acharya, que coordenou o desenvolvimento do sistema automática de relato de acidentes - SAVE.

Java embarcado

O sistema automático é baseado na linguagem Java e utiliza sensores comuns disponíveis no comércio, incluindo um inclinômetro para detectar capotamentos. Para garantir a integridade do sistema durante o acidente, os sensores comunicam-se com a unidade central de controle por meio de conexões sem fios.

O sistema SAVE pode monitorar a inclinação do veículo, a temperatura, o acionamento dos airbags e até a taxa de desaceleração. Ele possui também um GPS, por meio do qual a localização exata do acidente é enviada aos serviços de atendimento e socorro.

Os pesquisadores afirmam que seu sistema será particularmente útil nas motocicletas, que têm elevadas taxas de acidentes graves e nas quais o piloto frequentemente viaja sozinho e fica impossibilitado de pedir socorro em caso de acidentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Sensores

Mais tópicos