Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Carros ganham tecla F1 com avatar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2011

Carros ganham tecla F1 com avatar
Uma grande vantagem em relação às telas de ajuda dos computadores é que o avatar do Avicos ouve e fala.
[Imagem: Technische Universitaet Muenchen]

Tecla de ajuda para carros

Quantas vezes você já consultou o manual do seu carro?

Provavelmente tantas vezes quantas você já leu o manual de algum software - algo próximo de nenhuma.

A sorte é que os programas vêm com uma função padrão acionada pela tecla F1, que chama uma tela de ajuda sempre que você fica com alguma dúvida.

Com o uso crescente de telas nos painéis dos carros, usadas sobretudo para entretenimento ou para navegadores GPS, engenheiros da Universidade Técnica de Munique acharam que estava mais do que na hora de criar uma tecla F1 para os carros.

E eles não fizeram por menos: criaram um aplicativo que vem com um avatar, sempre pronto a lhe tirar as dúvidas sobre qualquer detalhe do seu carro, desde onde ligar o desembaçador traseiro, até informações técnicas sobre a calibragem dos pneus ou a especificação do óleo do motor.

Avatar: copiloto virtual

O assistente virtual chama-se Avicos - Avatar-based Virtual Co-driver System - um avatar que funciona como um "copiloto".

Uma grande vantagem em relação às telas de ajuda dos computadores é que o avatar do Avicos ouve e fala: um sistema de inteligência artificial interpreta as questões feitas pelos ocupantes do veículo e responde por um sintetizador de voz.

O sistema contém imagens e filmes descrevendo partes e funções do carro. Basta que o motorista aponte um item para que o Avatar passe as informações disponíveis sobre esse item.

Uma função chamada Touch&Tell permite que o motorista simplesmente toque um controle do painel com o qual ele não está familiar para que o avatar entre em cena e lhe explique para o que serve e como operar tal controle.

O copiloto virtual pode ser usado com o veículo em movimento. Para evitar distrações, conforme a velocidade do veículo aumenta o próprio sistema vai desativando instruções que dependam de olhar para a tela: primeiro as animações são suprimidas, depois os gráficos e assim por diante, até restar apenas a voz do avatar.

Humor do motorista

E os engenheiros alemães querem mais.

Sua visão de futuro para o "F1 com avatar" é um sistema que reconhece e se adapta ao humor do motorista.

Analisando o tom de voz e o ritmo da fala do motorista, o programa conseguirá determinar se ele está muito ocupado com o trânsito, por exemplo.

Quando detectar que o motorista está estressado, ele reduz o nível de interação, por exemplo, eliminando as animações ou diminuindo o nível de detalhe das informações.

O navegador GPS também poderá ser integrado ao sistema de inteligência artificial, indicando as direções mais ou menos frequentemente, dependendo de quem está dirigindo o carro.

O sistema está sendo testado em carros da Audi, mas ainda não há previsão de quando ele se tornará um equipamento de linha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Inteligência Artificial
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores

Mais tópicos