Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carros solares - Os ganhos da integração da energia solar aos carros elétricos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2023

Carros solares - Os ganhos da integração da energia solar aos carros elétricos
Quanto mais sol e menos sombra, maiores os ganhos.
[Imagem: Miguel Centeno Brito et al. - 10.1002/pip.3737]

Carros solares

Os ganhos previstos com a eletrificação dos transportes - carros e caminhões com motores elétricos, em vez de motores a combustão - podem não se concretizar totalmente se a eletricidade usada para carregar suas baterias também não vier de fontes limpas ou renováveis.

Para mensurar esse impacto, uma equipe de pesquisadores da França, Luxemburgo e Portugal decidiu estudar o impacto de se usar painéis solares integrados aos próprios veículos elétricos, recarregando suas baterias sem precisar plugar o carro na tomada. E eles estão procurando voluntários para ajudá-los a aprimorar os dados.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos veículos elétricos - compondo os chamados carros solares - permite reduzir os custos e a frequência de recarregamento das baterias. Ou seja, há benefícios para a natureza, para os donos dos carros e para a própria rede elétrica.

Os resultados indicam que a energia solar, coletada por pequenos painéis solares integrados ao teto do carro, oferece um ganho em termos de autonomia do veículo entre 11 e 29 km por dia, reduzindo as necessidades de recarregamento pela metade nos tráfegos simulados, baseados em dados de 100 cidades ao redor do mundo.

Como esperado, o estudo também constatou que os locais mais favoráveis para veículos movidos a energia solar são cidades mais próximas ao Equador, mas há ganhos menores para geografias com menores níveis de insolação. As perdas associadas a sombreamentos na cidade ficam na ordem dos 25%, portanto relevantes, mas não impeditivos para a disseminação em larga escala desta solução, defendem Miguel Brito e seus colegas.

Carros solares - Os ganhos da integração da energia solar aos carros elétricos
A equipe está procurando voluntários para usar sensores nos carros para medir os níveis reais de incidência solar e de sombreamentos em cidades de todo o mundo.
[Imagem: Miguel Centeno Brito]

Voluntários

A pesquisa está em andamento, e os pesquisadores acreditam que podem melhorar suas conclusões com a ajuda de cientistas cidadãos.

"As cidades são hoje o principal mercado para os veículos elétricos e, devido às distâncias relativamente pequenas percorridas, são particularmente interessantes para os veículos movidos a energia solar. No entanto, nas áreas urbanas, temos edifícios, árvores e outros obstáculos que lançam sombras nas estradas, limitando assim o potencial solar dos veículos em circulação ou estacionados. O objetivo do trabalho [é] avaliar se o impacto dessas sombras constitui uma limitação significativa ao potencial dos automóveis solares," explicou Miguel, da Universidade de Lisboa.

Os pesquisadores lançaram uma campanha experimental em busca de cientistas cidadãos para validar experimentalmente o modelo. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto, no endereço https://solarcars.rd.ciencias.ulisboa.pt/.

Bibliografia:

Artigo: Effect of urban shadowing on the potential of solar-powered vehicles
Autores: Miguel Centeno Brito, Rodrigo Amaro e Silva, David Pera, Ivo Costa, Dmitri Boutov
Revista: Progress in Photovoltaics: Research and Applications
DOI: 10.1002/pip.3737
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Energia Solar
  • Baterias
  • Veículos

Mais tópicos