Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Célula solar sem silício demonstra potencial da eletrônica orgânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2009

Célula solar sem silício demonstra potencial da eletrônica orgânica
Módulo solar contendo 16 células solares orgânicas interconectadas. O módulo mede 3cm x 3cm.
[Imagem: Ikerlan-IK4]

Painel solar semitransparente

Engenheiros espanhóis construíram um módulo de células solares orgânicas, sem utilização de silício, que pode ser utilizado diretamente para a montagem de painéis solares semitransparentes, de mais fácil utilização na construção civil do que os grandes e pesados painéis fotovoltaicos.

A tendência para as células solares orgânicas é que elas venham a ser produzidas em processos de impressão semelhantes ao princípio de funcionamento das impressoras a jato de tinta (veja Células solares começam a ser produzidas por impressão jato de tinta).

Módulo solar orgânico

Contudo, o módulo agora demonstrado pelos pesquisadores do Instituto Ikerlan, torna possível uma abordagem intermediária, na qual os módulos de células solares orgânicas possam ser montados da mesma forma que os atuais painéis fotovoltaicos à base de silício, aproveitando a estrutura industrial existente.

O módulo solar orgânico mede 3 cm x 3 cm e contém 16 células solares individuais interconectadas. Os conectores para sua ligação em série ou em paralelo estão disponíveis nas laterais dos módulos.

Vantagens das células solares orgânicas

A grande vantagem das células solares orgânicas é a não utilização de silício, um material eficiente mas muito caro, devido à sua elevada demanda pela indústria eletrônica e de semicondutores, para a construção de processadores e chips em geral.

Além do preço, os painéis solares têm encontrado resistência junto à construção civil devido à dificuldade de sua integração na arquitetura. Ainda que alguns países já possuam legislações que obriguem o uso de painéis solares nos prédios novos, sua aplicação ainda está restrita aos telhados e terraços, onde eles não atrapalham o visual do edifício.

Como as células solares orgânicas são feitas de polímeros, sua matéria-prima é mais barata e largamente disponível, além de poderem ser fabricadas em diversas cores. Sua flexibilidade também permite a construção de painéis em formatos não-planos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Eletrônica Orgânica
  • Edifícios Inteligentes
  • Semicondutores

Mais tópicos