Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Células solares começam a ser produzidas por impressão jato de tinta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2008

Células solares começam a ser produzidas por impressão jato de tinta

[Imagem: Konarka Technologies]

A empresa emergente Konarka anunciou ter conseguido viabilizar a primeira produção comercial de células solares orgânicas por meio de impressão por jato de tinta.

Tintas especiais

A impressão por jato de tinta é uma técnica já bastante utilizada para a deposição controlada de soluções sobre diversos tipos de substratos. Ao invés das tintas das conhecidas impressoras domésticas, essas técnicas utilizam tintas especiais, que podem ser condutoras, semicondutoras ou até mesmo soluções biológicas.

As células fotovoltaicas tradicionais são fabricadas da mesma forma que os processadores de computador. Isso inclui materiais caros e salas limpas, livres de qualquer contaminação. Esses são os grandes responsáveis pelo seu alto preço, que tem inviabilizado a concorrência da energia solar com outras fontes alternativas de energia.

Células solares de heterojunção

Já a técnica de impressão fabrica as chamadas células solares de heterojunção em um ambiente industrial comum. Além disso, a deposição das tintas orgânicas pode ser feita em substratos de grandes tamanhos e em produção contínua na forma de rolos. As células fotovoltaicas tradicionais são construídas em pequenos lotes, sobre pastilhas de silício circulares de tamanhos reduzidos.

As células orgânicas impressas, contudo, não têm a mesma eficiência que as células solares de silício. Elas deverão encontrar mercados em nichos de baixa exigência de energia, como na alimentação de sensores ou de lâmpadas auxiliares.

Bibliografia:

Artigo: High Photovoltaic Performance of Inkjet Printed Polymer:Fullerene Blends
Autores: Stelios A. Choulis, Claudia N. Hoth, Pavel Schilinsky, Christoph J. Brabec
Revista: Advanced Materials
Vol.: 19, Issue 22, Pages 3973-3978
DOI: 10.1002/adma.200700911
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Eletrônica Orgânica
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos