Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Luz do Sol é usada para fabricar células solares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2014

Células solares são fabricadas usando luz do Sol
A nova técnica usa um sistema de fluxo contínuo para produzir as tintas que compõem as células solares poliméricas.
[Imagem: Ki-Joong Kim]

Pesquisadores descobriram uma maneira de usar o Sol não apenas como fonte de energia explorado por meio das células solares, mas também para produzir diretamente os materiais usados para fabricar as próprias células solares.

A expectativa é que isso possa reduzir o custo da energia solar, viabilizando a fabricação de células mais baratas e tornando todo o processo sustentável, da fabricação dos painéis solares até a geração de energia propriamente dita.

Em lugar de um reator, onde as reações ocorrem em lotes e os produtos devem ser despejados para o início de um novo ciclo, a nova técnica usa um sistema de fluxo contínuo.

O calor do sol - energia termossolar - é usado para a produção de nanopartículas na forma de tintas, que são usadas para fabricar as células solares orgânicas, ou células solares de plástico, que são finas e flexíveis porque a tinta pode ser aplicada sobre folhas de plástico.

"Nosso sistema pode sintetizar materiais de energia solar em minutos, em comparação com outros processos que podem levar de 30 minutos a duas horas," disse o professor Chih-Hung Chang, da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos.

No experimento de demonstração as "matérias-primas solares" foram feitas com disseleneto de cobre-índio, mas, para baixar o custo, também é possível a utilização de compostos como o sulfureto de cobre, estanho e zinco, disse Chang.

Sol 24 x 7

Contudo, indústrias químicas gostam de trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana - depender da luz do Sol não seria uma opção razoável.

Segundo o pesquisador, para tornar o processo 24x7, a luz solar poderia inicialmente ser usada para criar sais fundidos, que mais tarde poderão ser usados como fonte de calor para a fabricação das matérias-primas para as células solares.

Isto também proporcionaria um controle mais preciso da temperatura de processamento para criar as tintas eletrônicas - o controle hoje é feito alterando o foco da luz solar.

Bibliografia:

Artigo: Two-step continuous-flow synthesis of CuInSe2 nanoparticles in a solar microreactor
Autores: Peter B. Kreider, Ki-Joong Kim, Chih-Hung Chang
Revista: RSC Advances
Vol.: 4, 13827-13830
DOI: 10.1039/C4RA00467A
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Eletrônica Orgânica
  • Indústria Química
  • Processos Industriais

Mais tópicos