Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Células solares tão leves quanto bolhas de sabão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/03/2016

Células solares tão leves quanto bolhas de sabão
São as células solares mais finas e mais flexíveis já fabricadas.
[Imagem: Joel Jean/Anna Osherov]

Célula solar sobre bolha de sabão

A eletrônica orgânica continua avançando rápido, conforme demonstram as telas de OLEDs cada vez maiores - os OLEDs são LEDs orgânicos, ou seja, feitos de materiais à base de carbono, ou plásticos.

Joel Jean, do MIT, nos EUA, conseguiu agora sintetizar não LEDs, mas células solares orgânicas tão finas e flexíveis que elas podem ser colocadas sobre bolhas de sabão sem estourá-las.

É claro que ninguém pretende soltar bolhas de sabão para coletar energia solar, mas a demonstração mostra o potencial dessas células solares para serem usadas em balões de hélio para observação astronômica ou fornecimento de sinais Wi-Fi, dirigíveis para missões humanitárias, aviões solares "eternos", que quase nunca precisão pousar e muito mais.

Nesse muito mais entram alternativas mais portáteis, como recobrir bonés, chapéus e camisetas para recarregar celulares e outros equipamentos portáteis.

Processo único

O avanço foi possível graças a um processo que permite criar todas as camadas das células solares orgânicas - substrato, célula solar propriamente dita e camada de revestimento e proteção - em um único passo. Como as camadas individuais não precisam ser manipuladas, elas podem ser muito mais finas.

A equipe agora pretende testar seu processo usando outros tipos de células solares, como as de perovskita, que já rivalizam com as células solares de silício, e as células solares de pontos quânticos.

Bibliografia:

Artigo: In situ vapor-deposited parylene substrates for ultra-thin, lightweight organic solar cells
Autores: Joel Jean, Annie Wang, Vladimir Bulovic
Revista: Organic Electronics
Vol.: 31, April 2016, Pages 120-126
DOI: 10.1016/j.orgel.2016.01.022
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eletrônica Orgânica
  • Energia Solar
  • Aviões
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos