Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Cerâmica emissora de luz poderá substituir LEDs com vantagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2017

Cerâmica emissora de luz poderá substituir LEDs com vantagens
A equipe pretende agora escalonar o processo para que a cerâmica emissora de luz possa ser fabricada em escala industrial.
[Imagem: TPU/Oleg Khasanov]

Cerâmica luminescente

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk, na Rússia, acreditam que esta cerâmica emissora de luz pode se tornar uma alternativa mais barata do que todas as lâmpadas atuais, incluindo os LEDs.

Outra vantagem da cerâmica luminescente é uma maior resistência, em razão da qual os produtos serão mais duráveis.

"Na produção em massa, as fontes de luz de nanocerâmicas luminescentes custam menos em comparação com os LEDs modernos, com sua estrutura eletrônica mais complexa," disse o professor Oleg Khasanov.

Nanocerâmica

A equipe desenvolveu a cerâmica luminescente a partir de um pó cujas partículas têm dimensões nanométricas, daí o termo nanocerâmica - eles também já criaram cerâmicas transparentes.

O pó de cerâmica é posto em um molde especial que é eletricamente condutor e capaz de resistir a altas pressões e temperaturas. Comprimido, aquecido e submetido a uma corrente elétrica, tudo simultaneamente, gera-se um processo de sinterização, no qual as nanopartículas se aglomeram, formando um material sólido muito resistente.

"Dependendo da composição do luminóforo, é possível obter um espectro variável de cerâmica luminosa, isto é, branca, azul, amarela etc. Com esse objetivo, nós selecionamos os melhores luminóforos na composição geral da cerâmica transparente," relatou Khasanov.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Iluminação
  • LEDs
  • Fotônica

Mais tópicos