Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cerâmicas especiais são fabricadas por prototipagem rápida

MCT - 15/06/2010


Impressão de cerâmica

Cerâmicas de alta resistência e geometria complexa começam a ser produzidas no País diretamente de máquinas de prototipagem rápida, capazes de "imprimir" arquivos tridimensionais.

Desenvolvida pelo engenheiro de materiais Jamil Duailibi Filho, do Instituto Nacional de Tecnologia, por meio da empresa DNCer Indústria e Comércio Ltda, a tecnologia foi destaque no 54º Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de maio a 2 de junho.

Iniciado em maio de 2009, o projeto concluiu sua primeira fase, que viabilizou a produção experimental de peças cerâmicas pelo novo processo de impressão 3D.

Prototipagem rápida

Originalmente, o equipamento de prototipagem rápida utiliza gesso especial em pó, solidificado em camadas sucessivas por meio de um pequeno jato de água, que é lançado por um cabeçote semelhante ao das impressoras de jato de tinta.

A nova técnica substitui o gesso pela cerâmica, abrindo frente para a produção de cerâmicas especiais, como próteses dentárias, implantes de reconstituição facial, isolantes térmicos para altíssimas temperaturas e suportes para catalisadores.

Diferente dos processos de manufatura tradicional, que dependem das etapas de conformação em moldes, o novo processo de manufatura configura o produto diretamente a partir de um arquivo de imagem tridimensional. Retirada do equipamento, a peça está pronta para ir ao forno.

Entre os resultados já obtidos estão produtos cerâmicos de alta concentração de alumina (até 99,9%), que, levadas ao forno a 1600ºC, produzem peças com características de porosidade diversa.

Modelos tridimensionais

No estágio atual, a impressão 3D em cerâmica já gera protótipos com dureza e resistência bastante superiores ao gesso, que quebra com facilidade.

A novidade é testada também em outros projetos, como a produção de modelos tridimensionais de fetos, desenvolvido pela área de Desenho Industrial do INT. O desenvolvimento prevê ainda o domínio da técnica para a produção de cerâmicas de alta densidade, utilizadas em diversas aplicações industriais.

Graduada pela incubadora de empresas do Instituto em 2004, a DNCer tem o apoio tanto do INT como do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT), em Campinas (SP), ambos referências na utilização da prototipagem rápida.

Responsável pelo empreendimento, Duailibi aposta no processo como uma mudança de paradigma para a indústria cerâmica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Impressão 3D
  • Polímeros
  • Processos Industriais

Mais tópicos