Nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2014

Chave de fenda sônica faz xadrez de células

[Imagem: Frank Gesellchen et al. - 10.1039/C4LC00436A]

Inspiração na ficção

Assim como o capitão Kirk tem um faser e os jedis têm sabres de luz, o Dr. Who tem uma chave de fenda sônica, com a qual ele faz maravilhas.

Frank Gesellchen e seus colegas da Universidade de Glasgow, na Escócia, construíram agora sua própria versão do que eles próprios chamam de uma chave de fenda sônica.

Embora o aparelho não sirva para consertar máquinas do tempo ou destruir fechaduras, ela é perfeita para organizar células vivas.

No campo da engenharia de tecidos, é importante ter um controle preciso sobre o posicionamento das células.

Geralmente isso é feito com pinças ópticas, mas a técnica não é prática quando se trata de manipular um grande número de células de forma rápida.

Por isso, Gesellchen se voltou para as ondas sônicas, que recentemente serviram de inspiração para um outro experimento que também usou o Dr. Who como exemplo:

Usando as forças acústicas, o aparelho portátil criado pela equipe permite a manipulação espacial das células - ou outras partículas de dimensões similares - com grande precisão.

Na demonstração, células foram manipuladas para formar uma estrutura axadrezada que lembra um tecido.

Segundo a equipe, o próximo passo é aprimorar a chave de fenda sônica para formar padrões tridimensionais, o que permitirá a cultura de células de forma mais parecida com tecidos biológicos reais.

Artigo: Cell patterning with a heptagon acoustic tweezer - application in neurite guidance