Plantão

Chaves virtuais no celular substituem chaves de portas

Com informações da Agência Fapesp - 18/02/2016

Chaves virtuais no celular substituem chaves de portas
Pesquisadores da Unicamp desenvolveram aplicativo para celular que permite controle do acesso de convidados a espaços físicos por meio de chaves virtuais.
[Imagem: Ag.Fapesp/Divulgação]

Chave no celular

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um aplicativo para celular que permite controlar o acesso de convidados a espaços físicos por meio de "chaves virtuais".

Em vez das tradicionais chaves ou o cadastramento por recepcionistas para permitir o acesso de convidados a edifícios e empresas, basta que seja enviado um convite por meio de um aplicativo do smartphone.

Ao chegar ao local, o visitante aproxima o celular das portas, nas quais um sensor detecta a autorização e libera o acesso.

Assim, os celulares funcionam como chaves virtuais para portas, portões, catracas e outros meios de controle de acesso.

A tecnologia foi batizada comercialmente como Magikey, e os pesquisadores criaram uma startup para comercializá-la.

Comunicação por NFC

O sistema tem três componentes principais: os celulares, nos quais é instalado o aplicativo Magikey, os dispositivos nas portas e um software na nuvem que contém o banco de dados de autorizações de acesso.

A comunicação do smartphone com os dispositivos que abrem e fecham as portas é feita por NFC (near field communication), tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Dessa forma, logo que os dispositivos se aproximam, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais. Também é possível estabelecer a comunicação por bluetooth.

Por meio do aplicativo, é possível criar e distribuir chaves de acesso para visitantes e empregados. O sistema é compatível com os aparelhos com rodam Apple iOS e Android.