Plantão

Com informações da BBC - 08/07/2016

China conclui construção do maior radiotelescópio do mundo

[Imagem: Xin Ling]

Antenado com o espaço

O maior radiotelescópio do mundo está prestes a entrar em funcionamento.

A última peça do Telescópio de Abertura Esférica de 500 metros (ou FAST, na sigla em inglês), foi instalada e o aparelho começará a ser testados com vistas ao início do funcionamento, previsto para setembro.

O radiotelescópio tem o tamanho de 30 campos de futebol (500 metros de diâmetro), sendo o maior do mundo. Ele tomou o posto do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, que mede 300 metros de diâmetro. Sua construção custou US$ 180 milhões.

Com ele, os astrônomos chineses pretendem explorar o espaço em busca de vida extraterrestre.

O subdiretor nacional de Observação Astronômica da Academia Chinesa de Ciências, Zheng Ziaonian, anunciou que, a partir de agora, os cientistas começam o processo de testes para detectar e corrigir problemas no telescópio.

O FAST fica na Província de Guizhou, sudoeste da China, uma área favorável para a atividade de pesquisa astronômica porque o relevo dos arredores do radiotelescópio o protege naturalmente de perturbações eletromagnéticas.

Ele será usado para tentar descobrir a existência de hidrogênio neutro em galáxias distantes e também pulsares distantes. Além disso, o radiotelescópio também aumenta a possibilidade de detectar ondas gravitacionais de baixa frequência.