Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

China planeja Olimpíadas de robôs para 2010

BBC - 09/11/2009

China planeja Olimpíadas de robôs para 2010
Só poderão participar dos jogos olímpicos robôs que se pareçam com humanos, com braços e pernas.
[Imagem: Honda]

Jogos olímpicos de robôs

A China planeja a realização de Jogos Olímpicos com robôs para 2010.

O evento internacional está marcado para a cidade de Harbin e deve contar com 16 eventos diferentes. Os robôs deverão competir em esportes olímpicos tradicionais, como atletismo, e também em modalidades mais apropriadas para máquinas, como limpeza de ambientes.

As inscrições para a competição serão limitadas a robôs humanóides - todos deverão ter dois braços e duas pernas. Movimento por meio de rodas não será permitido.

Olimpíadas universitárias

Os organizadores esperam a participação de mais de cem universidades do mundo todo. Ainda não foi estabelecida uma data em 2010 para os jogos e os organizadores estão tentando conseguir patrocinadores para o evento.

Harbin foi escolhida pelo fato de a cidade chinesa ser sede de um instituto de tecnologia onde trabalha um grupo de pesquisa sobre futebol com robôs. Esse grupo gerencia um time de futebol de robôs do tipo humanóide.

Robôs mais flexíveis e úteis

O professor Hong Rongbing, do Instituto de Tecnologia de Harbin, afirmou que a competição visa estimular a inovação e produzir robôs mais flexíveis e úteis.

Mas os Jogos Olímpicos de robôs da China podem enfrentar a competição de outro evento, o RoboGames, que também tem esportes para os robôs e deve acontecer em abril de 2010 na Califórnia, Estados Unidos.

Calendário esportivo para robôs

O "calendário esportivo" dos robôs está cada vez mais movimentado no mundo todo. Outro evento já marcado, o Roboexotica, visa premiar os robôs com habilidades como fazer coquetéis, acender cigarros e conversar com clientes de bares.

E os robôs também têm sua própria Copa do Mundo. A competição em 2009 contou com 400 times de 35 países.

A Copa do Mundo de robôs de 2010 vai ocorrer em Cingapura e um outro evento do mesmo tipo será organizado pela Federação Internacional de Futebol de Robôs.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Eventos Científicos

Mais tópicos