Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Chip brasileiro para passaportes recebe certificação internacional

Com informações da Ceitec - 25/01/2017

Chip brasileiro para passaportes recebe certificação internacional
A Ceitec é uma das poucas empresas no mundo com capacidade de produzir o chip para passaporte no padrão internacional.
[Imagem: Agência Brasil]

Chip para passaportes

O chip CTC21001, usado para identificação de passaportes, recebeu a certificação internacional de segurança Common Criteria, fundamental para a produção e comercialização.

O chip, desenvolvido pela Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi projetado para ser inserido na capa dos chamados passaportes eletrônicos.

A certificação depende de uma avaliação rigorosa da adequação dos mecanismos de proteção contra ataques.

Tanto o produto quanto os processos produtivos foram minuciosamente inspecionados e testados pelo laboratório de avaliação Brightsight, sediado na Holanda. Com base nas suas conclusões, a autoridade certificadora norueguesa Sertit, emitiu o certificado.

Passaporte eletrônico

O CTC21001 é composto por um microprocessador, no qual são gravadas as informações do viajante, e de um software embarcado, que provê as funcionalidades do passaporte eletrônico, seguindo as especificações definidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês).

A Ceitec é uma das poucas empresas no mundo com capacidade de produzir o chip no padrão internacional. Com o produto, o Brasil passa a ter mais controle dos processos de produção e vida útil do dispositivo, assim como da segurança da informação de cada cidadão brasileiro.

O Common Criteria é um padrão internacional (ISO/IEC 15408) para segurança de computadores, voltado para a segurança lógica das aplicações e para o desenvolvimento de aplicações seguras. Ele define um método para avaliação da segurança de ambientes de desenvolvimento de sistemas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Microeletrônica
  • Internet das Coisas
  • Segurança da Informação

Mais tópicos