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Mecânica

Chip microscópico vai evitar que carros derrapem e capotem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2008

Chip microscópico vai evitar que carros derrapem e capotem

[Imagem: Daniel A. Anderson]

Um minúsculo chip, com um custo estimado em poucos dólares, promete ajudar a evitar derrapagens e capotamentos dos automóveis.

Aquaplanagem

Como os atuais freios ABS evitam que as rodas travem e façam o carro sair da trajetória, o novo chip acionará o sistema automático de segurança do veículo assim que for detectada qualquer alteração que indique que o carro está em risco de começar a rodar ou mesmo capotar.

O novo dispositivo deverá acrescentar um nível extra de segurança, permitindo que o próprio veículo inicie procedimentos de correção automática de trajetória quando o motorista começar a perder o controle em curvas fechadas, pistas escorregadias em dias de chuva, principalmente em situações de aquaplanagem, e nos passeios off-road.

Giroscópio

O chip, um quadrado de silício com 1,7 milímetro de lado, contém uma micromáquina conhecida como MEMS - Micro-Electro-Mechanical System. Esse dispositivo eletromecânico microscópico contém um giroscópio que monitora constantemente o centro de gravidade do veículo, alertando o sistema de segurança quando ele detectar que o carro está começando a rodar.

As grandes vantagens do giroscópio MEMS são a operação nas condições adversas do interior de um automóvel e o seu custo baixo em relação a outras tecnologias.

Controle eletrônico de estabilidade

Esses giroscópios microscópicos estão ajudando a criar uma nova tecnologia automotiva chamada controle eletrônico de estabilidade, que ajudará a prevenir acidentes acionando de forma automática e coordenada o sistema de freios do veículo para evitar a perda de controle.

O controle eletrônico de estabilidade já está presente em veículos de alto luxo, mas os sensores feitos de quartzo são muito caros para que a tecnologia possa se disseminar e atingir os veículos de custo mais baixo. O giroscópio MEMS deverá ajudar a mudar esta situação.

"Em poucos anos, estes sistemas serão tão comuns quanto os air-bags atuais. Isto ajudará a salvar milhões de vidas," afirma o engenheiro Andrei Shkel, responsável pelo projeto.

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