Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

CiberCarpete permite andar naturalmente por mundos virtuais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/04/2008

CiberCarpete permite andar naturalmente por mundos virtuais

[Imagem: CyberWalk Project]

Cientistas europeus apresentaram o seu CiberCarpete, um piso omnidirecional que permite que um usuário navegue de forma realística e irrestrita por um ambiente virtual, literalmente "andando sem sair do lugar."

Cientistas japoneses estrearam um sistema semelhante em 2004 (veja Piso inteligente se movimenta para simular realidade virtual), mas a maioria dos ambientes virtuais que permitem movimentação ainda se baseiam nas velhas esteiras de ginástica, o que limita muito o realismo.

Esteiras conjugadas

O CiberCarpete é um quadrado de quatro metros de lado, e lembra uma esteira de trator, só que muito mais larga. Com a diferença de que cada placa da esteira é na verdade uma esteira independente, que se move na perpendicular da esteira principal.

Tanto a esteira principal quanto as pequenas esteiras individuais podem se mover para frente ou para trás, e um algoritmo especialmente desenvolvido, rodando no computador que controla o CiberCarpete, faz com que todas se movimentem harmonicamente em resposta aos movimentos do usuário.

Navegação pelo mundo virtual

Além de detectar a direção na qual o usuário está caminhando, o programa mapeia sua posição sobre a esteira omnidirecional, de forma que ele nunca corra o risco de chegar até sua borda e cair.

O capacete de visão artificial incorpora quatro antenas, que atuam em conjunto com quatro câmeras, localizadas nos cantos do CiberCarpete. O programa captura as informações de todas essas fontes, tornando-se capaz de detectar, por exemplo, quando o usuário faz o gesto de abrir uma porta.

Aplicações da realidade virtual

Para testar o sistema, os engenheiros criaram um passeio virtual por Pompéia, antes que a histórica cidade fosse destruída pelo vulcão Vesúvio, demonstrando a possibilidade do uso do sistema de realidade virtual para a criação de ambientes realísticos, futurísticos ou históricos.

Outras idéias de utilização do CiberCarpete incluem o treinamento de atletas e de bombeiros, que poderão praticar técnicas de resgate e combate a incêndio sem terem que enfrentar perigos de fato.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Visão Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos