Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Ciberluva mapeia movimentos da mão humana para construção de mão robótica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2008

Ciberluva mapeia movimentos da mão humana para construção de mão robótica

[Imagem: University Of Portsmouth]

Como a mão humana se movimenta parece ser algo que qualquer pessoa seja capaz de descrever. Mas tente duplicar esses movimentos em uma mão robótica e logo você verá que esse movimento aparentemente simples e intuitivo é extremamente complexo, resultante da interação simultânea de inúmeros nervos e músculos.

Entendendo a mão humana

Esta é uma das razões pelas quais é tão difícil projetar uma mão robótica que seja capaz de replicar com precisão as capacidades da mão humana.

Tão difícil que a equipe do Dr. Honghai Liu, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, concluiu que o trabalho de mapeamento preciso dos movimentos da mão humana somente poderia ser feito por meio de um outro equipamento, especificamente projetado para essa tarefa.

Ciberluva

Para isso, ele e seus colegas criaram uma "ciberluva", uma luva especial recoberta com uma densa malha de minúsculos sensores que capturam cada detalhe do movimento da mão. A luva opera de forma parecida com as roupas utilizadas por atores de filmes em realidade virtual, só que é muito mais precisa (veja Sensores capturam movimentos e trazem realidade virtual para videogames).

Oito câmeras digitais de alta resolução e capazes de filmar em alta velocidade capturam as imagens dos movimentos da luva, que é iluminada com luz infravermelha. O resultado é um mapeamento dos movimentos com precisão milimétrica, feita com a ajuda de um software de inteligência artificial.

Próteses e controle de equipamentos

"Os humanos se movem de forma mais eficiente e efetiva em um fluxo contínuo, algo que nós aperfeiçoamos ao longo de gerações de evolução e que todos nós aprendemos quando ainda somos bebês. Os desenvolvimentos na ciência significam que nós vamos ensinar os robôs a se mover da mesma forma," diz Liu.

Mãos robóticas com movimentos precisos, além de um impacto imediato no campo das próteses, poderão ter um papel importante na indústria e na medicina, permitindo o controle preciso de equipamentos à distância.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos