Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ciência para o mar é vital para a soberania do país

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2013


A ciência para o mar, ao lado dos programas nuclear e espacial, são vitais para o Brasil, na avaliação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

"São áreas tecnológicas estratégicas para o desenvolvimento do país. Para se desenvolver submarinos, por exemplo, precisamos ter capacitação forte em TI [tecnologia da informação], em redes de comunicação de dados, nanotecnologia e biotecnologia. É preciso lançar mão de todas as tecnologias, pois elas se somam".

Raupp destacou algumas ações do Ministério na área das pesquisas marinhas, dentre elas a aquisição de um navio de pesquisa hidroceanográfica, em parceria com a Marinha, a Petrobras e a companhia Vale. A embarcação irá ampliar a presença da ciência brasileira no Atlântico Sul e Tropical. O navio está sendo construído na China, com previsão de que o projeto esteja concluído até o segundo semestre de 2014.

O ministro lembrou ainda que a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceanográficas e Hidroviárias (Inpoh), que prevê uma série de ações de interesse nacional em áreas específicas do conhecimento, como a conservação da biodiversidade marinha, a melhoria de processos associados à pesca, aquicultura e maricultura, bioprospecção, proteção e adaptação de zonas costeiras para as mudanças climáticas, realização de estudos sobre vias fluviais, hidráulica fluvial e portuária, além de formação de recursos humanos na área de hidroceanografia.

Biodiversidade marítima

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Guerra, lembrou que os países têm voltado suas atenções para o potencial do mar em termos de recursos naturais.

Ele frisou a necessidade de unir esforços para que o país consiga controlar essa fonte de recursos minerais e biotecnológicos que podem ser explorados economicamente, como as bacias petrolíferas, as crostas cobaltíferas, as áreas ricas em manganês, níquel, cobre, titânio, platina, entre outros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Mineração
  • Veículos
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos